Tecnologia

Satélites da Starlink vão levar 4G do espaço ao seu celular (até no oceano)

Conexão "direta para o celular" da Starlink vai começar a ser testada ainda em 2024
Imagem: Starlink/Divulgação

A Starlink quer oferecer conexão à internet para o seu celular de qualquer lugar do planeta — até mesmo do oceano. Para isso, a empresa lançou mais uma leva de satélites de conexão 4G localizados no espaço. A ideia da empresa é liberar o serviço aos poucos, até o final de 2025.

O lançamento dos satélites aconteceu na última terça-feira (2). Ao todo, a Starlink posicionou 21 satélites na órbita da Terra. Dentre eles, seis contam com a tecnologia “direto para o celular”, que fornece dados móveis a qualquer celular com suporte a 4G no mundo.

Segundo a Starlink, o serviço vai oferecer “acesso onipresente a mensagens de texto, chamadas e navegação na Internet onde quer que você esteja em terra, lagos ou na costa”. Há também planos para conectar dispositivos inteligentes, no futuro.

Tecnologia de Direto para o Celular da Starlink

Tecnologia de Direto para o Celular da Starlink (Imagem: Starlink/Divulgação)

O serviço de 4G espacial deve ser liberado ainda em 2024 para troca de mensagens de texto, somente. Em 2025, a Starlink planeja começar a oferecer suporte a ligações de voz e vídeo, além de navegação na web. Até o final do próximo ano, a tecnologia deve conectar dispositivos inteligentes.

No final de novembro de 2023, o diretor de políticas de satélites da SpaceX, Jameson Dempsey, enviou um e-mail à chefe da divisão de licenciamento de satélites da Comissão Federal de Comunicações (FCC), dos EUA. A mensagem, obtida pelo PC Magazine, dizia o seguinte:

“Esperamos lançar e operar aproximadamente 840 satélites com a tecnologia direto para o celular durante os próximos seis meses, com lançamentos adicionais continuando após esse período para garantir que possamos lançar satélite até o final de 2024. Como tal, embora entendamos que a Comissão pode limitar a nossa autoridade experimental aos satélites que esperamos lançar e testar nos próximos 6 meses, solicitamos que a licença de lançamento inclua autorização para todos os 7.500 satélites na nossa aplicação de modificação de direto para o celular”.

Jameson Dempsey, diretor de políticas de satélites da SpaceX.

Vale lembrar que a Starlink segue em processo de conseguir autorização para utilizar os satélites de forma comercial. Por enquanto, a empresa pode apenas testar a tecnologia de direto para o celular.

Starlink quer fornecer conexão simplificada à internet

O objetivo final da Starlink é fornecer internet sem que o usuário perceba que está se conectando a um satélite no espaço. Nos EUA, por exemplo, a tecnologia de direto para o celular será baseada em bandas de internet já existentes, da empresa T-Mobile.

Em um evento realizado em agosto de 2022, o CEO e presidente da T-Mobile, Mike Sievert, explicou:

“Se você tem uma visão clara do céu, nossa visão é que você está conectado. Seu celular não sabe que está se conectando ao espaço. Ele irá procurar sua rede doméstica, assim como parceiros de roaming terrestre. Se ele não conseguir encontrar uma dessas opções, o celular fará a varredura novamente e se conectará a um satélite autorizado e pensará que está conectado a uma torre de celular, porque esse telefone estará usando protocolos de comunicação de tecnologia padrão da indústria, espectro de banda já integrado. Pelo menos a grande maioria dos telefones em circulação hoje faz isso”.

Mike Sievert, CEO e presidente da T-Mobile.

Ainda não há informações sobre possíveis custos e data de lançamento exata para o 4G espacial da Starlink. Até o momento, empresas de telecomunicações de oito países fecharam parceria com a Starlink para testar a tecnologia:

  • Estados Unidos (T-Mobile);
  • Austrália (Optus);
  • Canadá (Rogers);
  • Nova Zelândia (One NZ);
  • Japão (KDDI);
  • Suíça (Salt);
  • Chile (Entel);
  • Peru (Entel).

Nenhuma operadora do Brasil manifestou interesse no serviço, por enquanto.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

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