Cultura

“Saturday Night Live” Brasil durou 6 meses; relembre programa com Rafinha Bastos

O "SNL Brasil" exibia esquetes com sátiras da televisão, como "A Viela Brasil", inspirada na novela "Avenida Brasil"; veja
Imagem: Reprodução/YouTube

Após décadas de sucesso nos Estados Unidos, o programa de humor norte-americano “Saturday Night Live” (SNL) chegou ao Brasil com transmissão inédita ao vivo neste ano. Mas o que pouca gente lembra é que já havia, no país, uma versão própria da série de esquetes com celebridades, o “SNL Brasil”.

A atração foi para o ar em maio de 2012, na RedeTV!, e durou apenas seis meses. O último episódio foi exibido em outubro. Com apresentação e produção executiva do humorista Rafinha Bastos, o SNL brasileiro chegou na tentativa de substituir o “Pânico” — que havia migrado para a TV Bandeirantes –, em uma parceria com a Endemol.

Apesar do título, que significa “sábado à noite ao vivo”, em tradução livre, o programa ia ao ar nas noites de domingo, assim como o “Pânico”.

Além de Rafinha Bastos, o Saturday Night Live Brasil contava com um time de 10 humoristas, bem como os âncoras Fernanda Young, Marcela Leal, Lobão, Marília Gabriela, Sônia Abrão, Fafy Siqueira, Narcisa Tamborindeguy, Marco Gonçalves e Paulo Miklos.

A atriz Tatá Werneck chegou a receber uma proposta para integrar o elenco, mas recusou devido a um contrato com a MTV. Entre os convidados musicais, o programa recebeu destaques da música brasileira na época como Restart e Fresno, por exemplo.

SNL Brasil passou por reformulação, mas não sobreviveu

Com o formato americano, de uma hora e meia de esquetes gravadas e ao vivo, apresentadores convidados e participações musicais, a estreia do SNL Brasil não marcou 0,9 pontos no Ibope. Após um tempo, o formato da série mudou, contando apenas com esquetes de sátiras da televisão gravadas, como “A Viela Brasil”, inspirada na novela “Avenida Brasil”, da Globo.

Além disso, ganhou uma reprise aos sábados, que superou a pontuação de domingo, e transformou-se no horário oficial do programa. No entanto, nem isso fez com que o Saturday Night Live Brasil fosse para a frente.

Rafinha Bastos saiu da equipe, e após a gravação de 80 esquetes para a segunda temporada, a RedeTV! cancelou o programa e os episódios nunca foram ao ar. As exibições anteriores continuaram com reprises até o ano seguinte, quando saíram de vez da grade da TV.

Assista a um trecho de “A Viela Brasil” abaixo:

Com informações do Observatório da TV.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas