_Internacional

Sean Penn já está na Ucrânia para filmar a invasão russa

O presidente da Ucrânia disse em nota que: “ele veio dizer ao mundo a verdade” sobre a guerra iniciada pela Rússia. Confira os detalhes desse trabalho

Sean Penn

Foto: Reprodução/YouTube

O ator e diretor americano Sean Penn, de 61 anos, desembarcou nesta quinta-feira (24) em Kiev para com um objetivo: filmar um documentário sobre os ataques das forças militares de Vladimir Putin à Ucrânia.

“Ele veio dizer ao mundo a verdade sobre a invasão russa”, anunciou, em tom de agradecimento, o gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.  

Segundo o site da revista “Newsweek”, o ator participou de uma coletiva de imprensa no gabinete do presidente para conversar com a vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, e encontrou jornalistas locais, além de membros das forças armadas ucranianas. 

“Ele conversou com jornalistas, com nossos militares, viu como defendemos nosso país”, diz o comunicado. “Sean Penn demonstra a coragem que falta a muitos outros, incluindo políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim em nosso país agora, verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade, mais cedo será possível parar o ataque traiçoeiro da Rússia”, completa.

Ganhador de Oscar, Sean Penn desembarcou na Ucrânia em meio à guerra com a Rússia para dar continuidade a um documentário que vem filmando há meses sobre a escalada das tensões na região. Essa não é a primeira vez que Penn visita o país: em novembro de 2021, já teria iniciado esse trabalho, conversando com militares ucranianos e documentado o Mar de Azov.

Em sua primeira viagem, Penn visitou diversas regiões do país com o objetivo de mostrar como Donbas, que hoje está no centro da crise da Ucrânia, foi impactado por batalhas com rebeldes pró-Moscou.

O presidente Volodymyr Zelensky registrou o momento com Sean Penn em vídeo nos stories do Instagram. A página oficial do gabinete do presidente no Facebook fez um longo texto agradecendo o apoio de Penn, dizendo que ele “demonstra a coragem que falta a muitos outros, especialmente aos políticos ocidentais”.

“Quanto mais as pessoas souberem sobre a guerra na Ucrânia, maior a probabilidade de parar a Rússia!”, escreveu Zelensky na legenda do vídeo do encontro com Penn, cujo som, no entanto, foi silenciado.

(Foto: Reprodução Facebook)

Conhecido por seu ativismo e pelo envolvimento com questões políticas mundiais, Penn tem 40 anos de carreira, foi casado com cantora Madonna, e conquistou dois Oscars ao longo de sua trajetória: Melhor Ator, por “Sobre Meninos e Lobos”, em 2004, e “Milk: A Voz da Liberdade”, em 2009. Se dedica há alguns anos a documentários de cunho político e social.

Penn já se envolveu em várias campanhas anti guerra e operações humanitárias na última década. Além disso, criou uma organização sem fins lucrativos chamada CORE, Community Organized Relief Effort, em resposta aos terremotos do Haiti, em 2010.

Sair da versão mobile