Arqueólogos russos encontraram um selo de chumbo com a figura de São Jorge. O objeto estava em meio a escombros investigados durante escavações em um assentamento do século 12 ao sul da cidade de Suzdal. Os pesquisadores descobriram o local em 2017 e investigam a área desde 2022.
A figura mostra São Jorge com uma lança na mão direita e um escudo na mão esquerda. Há uma inscrição dizendo “Geor” à esquerda da figura humana, e uma auréola ao redor da cabeça.
São Jorge, também conhecido como Jorge da Capadócia ou Jorge de Lida, é um dos santos mais venerados no catolicismo.
A tradição diz que ele serviu como soldado romano no exército de Diocleciano, que governou do ano 284 a 305. Mais tarde, foi condenado à morte por não abandonar a fé cristã.
Geralmente representado em um cavalo e matando um dragão com uma lança, São Jorge aparece, por exemplo, no brasão de armas de Moscou – parte integrante do brasão de armas da Rússia desde o século 16.
Outros itens históricos
Os arqueólogos da Academia de Ciências da Rússia descobriram outros 150 itens nas escavações ao sul de Suzdal. Os objetos são de metal, vidro, pedra, osso e cerâmica. Entre eles, estão utensílios domésticos comuns, como facas de ferro, uma chave, pesos de chumbo e uma pedra de amolar.
Também havia itens decorativos enterrados na área, como anéis, miçangas, botões, fragmentos de pulseiras, fivelas e pingentes representando um galo, um pato e um cavalo de duas cabeças – além de uma rara medalha com a figura da Virgem Maria e do menino Jesus (item 11 na imagem acima).