Sem acordo com Nelly Furtado, sem música: Sony retira o hit “Lovezinho” do ar
Deu ruim! Depois de pedir os direitos autorais de “Lovezinho”, música da cantora Treyce que viralizou com a dancinha do Xurrasco, a Sony tirou a canção do ar em todas as plataformas digitais. A editora que cuida dos direitos de Nelly Furtado e os outros autores estrangeiros de “Say it right”, tomou a atitude por falta de acordo.
José Diamantino, diretor jurídico da editora Sony no Brasil, confirmou a informação ao site G1 nesta quarta-feira (3). Segundo o advogado, as partes não chegaram a um acordo. Por isso, a música saiu de todas as plataformas digitais da cantora carioca Treyce em streaming, como YouTube e Spotify.
“Como sentimos que o tempo estava passando sem que houvesse uma conversa séria, as editoras da obra original fizerem o takedwon (derrubada) com o auxilia das plataformas”, disse José Diamantino ao G1. “Say it Right” foi composta por Nelly Furtado e os produtores norte-americanos Timbaland e Danja.
Já “Lovezinho” é embalada pelo ritmo de arrochadeira, mistura baiana do arrocha com a swingueira. A música foi lançada em julho de 2022, no entanto, só estourou no início de 2023. A canção foi feita em parceria entre o DJ WK, que fez a maior parte da canção, e Treyce ajudou a finalizar a letra.
No entanto, “Lovezinho” usa o sample de “Say It Right”, de 2007. Com o sucesso, a canadense não perdeu tempo e cobrou os direitos autorais do hit. O G1 questionou se a retirada foi feita com o conhecimento de Nelly Furtado e os outros autores estrangeiros. José Diamantino respondeu: “Sim, tudo com aprovação do exterior”.
@nellyfurtadoofficial #duet with @Vanessa Lopes 🥳 #brazil #lovezinho
Acordo em andamento
No início de março, o G1 revelou que a editora de Nelly fez contato com os músicos brasileiros responsáveis pela canção para pedir os direitos. A mensagem da empresa chegou para Wallace Kemps Benvindo Macedo, o DJ WK, compositor principal da música da Treyce, logo depois do Carnaval.
WK disse que está aberto a ceder uma parte da composição aos autores de “Say It Right”, no caso Nelly Furtado e os produtores norte-americanos Timbaland e Danja. Entretanto, a editora Sony, que cuida dos direitos da cantora na música, disse que o pedido por um acordo partiu da própria artista.
Por outro lado, o DJ brasileiro considera que uma fatia justa para os estrangeiros seria 20% da autoria. Mas a negociação ainda está acontecendo entre as empresas. WK afirma que não fica chateado com a necessidade de acordo e considera importante que seu trabalho tenha se propagado.
Por fim, vale destacar que quem administra a parte de Treyce na composição é a editora M13. Para o G1, Mailson Ribeiro, dono da empresa, confirmou que o acordo está sendo feito. E também não vê problemas em deixar uma parte dos direitos aos autores de “Say It Right” pela melodia do refrão.