Tecnologia

“Semana do Consumidor” ou “Black Friday”: qual tem melhores descontos?

Apesar de serem parecidas, a Semana do Consumidor e a Black Friday podem oferecer benefícios distintos, dependendo da intenção de compra
Imagem: Rupixel/Unsplash/Reprodução

Tanto a Semana do Consumidor quanto a Black Friday são datas especiais em que lojas e empresas prometem grandes descontos, promoções e diversos benefícios aos consumidores. Apesar de, hoje, serem bastante parecidos, os eventos têm objetivos diferentes e podem oferecer oportunidades únicas, dependendo da intenção de compra de cada pessoa.

Mas afinal, qual das duas datas tem os melhores descontos? A seguir, o Giz Brasil explica as principais diferenças entre a Semana do Consumidor e a Black Friday, desde a origem até que tipo de produto buscar em cada uma delas.

Semana do Consumidor x Black Friday: as origens

A Semana do Consumidor é uma derivação do Dia do Consumidor, celebrado todo dia 15 de março. Criada nos EUA, na década de 1960, a data enaltece os direitos dos consumidores à segurança, à escolha, à informação e à escuta.

O fenômeno chegou ao Brasil apenas em 2014 como uma iniciativa movida por um grupo de 500 e-commerces para movimentar o comércio no primeiro semestre. A ideia era alavancar as vendas antes da primeira grande data sazonal do ano — o Dia das Mães, que acontece somente em maio.

Originalmente, o Dia do Consumidor foi pensado para reforçar os direitos dos clientes. Por isso, nesse período, lojas costumam focar em promoções para retenção de consumidores fiéis. Outra possibilidade é eliminar o excesso de produtos que sobraram dos estoques de verão, Natal ou da própria Black Friday.

Por isso, em vez de somente descontos em produtos, é provável encontrar também cupons, ofertas de frete grátis, promoções de assinaturas, mais opções de parcelamento e outros serviços que agregam valor à relação entre a empresa e o consumidor.

A Black Friday também surgiu nos EUA, e ganhou popularidade entre os consumidores nos anos 90, tendo sempre mais caráter comercial. Existem diversas histórias para a origem da data, mas ela acontece na última sexta-feira de novembro e inaugura a temporada de compras de Natal, impulsionando as compras no final do ano.

Nesse dia, especificamente, lojas de todo o mundo oferecem descontos agressivos em produtos, principalmente em eletrônicos, eletrodomésticos. No Brasil, a Black Friday começou a ser comemorada oficialmente em 2010 e, desde então, passou a ser considerada um período para fazer bons negócios, assim como a Semana do Consumidor.

Qual das duas datas tem melhores descontos?

Celular com aplicativo do AliExpress

Imagem: CardMapr.nl/Unsplash/Reprodução

Por existir na mente dos brasileiros há mais tempo, a Black Friday tem mais força no comércio — ou seja, as lojas costumam preparar mais e maiores descontos para a data. Porém, a Semana do Consumidor tem crescido cada vez mais ao longo dos anos.

A Black Friday, por ser mais popular e ter viés totalmente comercial, tende a oferecer os maiores descontos em produtos. Por isso, se o objetivo é comprar uma geladeira ou um computador, vale a pena aguardar a última sexta-feira de novembro.

Já a Semana do Consumidor, por ser um evento que acontece em mais dias, pode ser uma oportunidade para buscar descontos em compras menores. Isso vale para alimentos, serviços por assinatura, roupas, artigos de beleza e produtos de saúde.

Contudo, durante a Semana do Consumidor, existem lojas que oferecem descontos iguais ou até maiores do que na Black Friday. Em 2024, aliás, isso é uma possibilidade, já que a Black Friday de 2023 foi a segunda pior da história, segundo o Valor Econômico.

Para este ano, Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) projetou um crescimento de 6% em vendas durante o primeiro trimestre, de acordo com o portal Ecommerce Brasil.

Em março, especificamente, acontecem as maiores altas nos segmentos de alimentos e bebidas (+6,1%), móveis e eletrodomésticos (+3,8%) e vestuário (+6%). Sendo assim, a Semana do Consumidor de 2024 pode oferecer ofertas que, normalmente, aparecem somente durante a Black Friday.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas