Seriado com presidente ucraniano é disputado por TVs de todo o mundo
Um dos principais personagens da tensão entre a Rússia e Ucrânia é o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na época em que o comediante formado em direito estrelou um seriado ucraniano em 2015, ninguém imaginava que ele seria empossado presidente do país após quatro anos e que depois, o seu governo teria que lidar com uma guerra desta proporção.
Agora, sete anos após sua estreia na série de comédia –considerada um dos maiores sucessos do país–, várias partes do mundo estão disputando os direitos da produção.
A série “O Servo do Povo” conta a história de um professor do ensino médio que é eleito a governante máximo do país após viralizar na internet fazendo um discurso anticorrupção em sala de aula.
Após ser empossado, o personagem Vasiliy Petrovich Goloborodko, interpretado por Zelensky, decide continuar vivendo de forma “normal”. Ele começa a governar o país enquanto evita as vantagens de ser líder. O enredo agradou tanto o público ucraniano que rendeu três temporadas e um filme.
Agora, após a Ucrânia ficar no centro dos noticiários internacionais, países de todas as partes do mundo querem ter o direito de exibir o seriado.
A Eccho Rights, responsável pela distribuição do programa, afirmou que nos últimos dias que houve um aumento de busca e interesse notáveis para a série.
No próximo domingo, o Channel 4 do Reino Unido irá exibir um episódio. O canal já informou que tem os direitos de “O Servo do Povo” e que além da série, apresentará um programa de atualidades sobre Zelenskyy.
Além do Reino Unido, também foram feitos acordos com a a ANT 1 da Grécia, a MBC no Oriente Médio, a PRO TV na Romênia e outras emissoras na França, Finlândia, Moldávia, Bulgária, Geórgia e Estônia.
Até o momento, não ficou claro se os EUA têm ou quer ter o direito de exibir o seriado na TV americana.
“O Servo do Povo” ganhou o prêmio de melhor série de longa-metragem no Teletriumph Awards, na Ucrânia, e também o Gold Remi Award for Television Comedy no WorldFest 2016 em Houston, nos EUA.