Séries da Marvel deixarão o catálogo da Netflix em março
Para a tristeza de muitos, as séries da Marvel vão sair do catálogo da e Netflix em 1º de março de 2022. A informação foi confirmada no início dos episódios das produções, com uma mensagem que aparece no canto superior esquerdo da tela: “Série disponível até 1 de março”.
Diversos espectadores de outros países notaram o aviso da Netflix no começo dos episódios de “Demolidor”, “Jessica Jones”, “Justiceiro”, “Os Defensores”, “Punho de Ferro” e “Luke Cage”, e compartilharam nas redes sociais, se liga só:
🚨 This is not a drill! 🚨 #Daredevil and the rest of #TheDefenders shows are leaving Netflix on March 1st. What does this (probably) mean? More in the 🧵 below…#SaveDaredevil pic.twitter.com/K3DllSB3ed
— Team #SavedDaredevil (@SavedDaredevil) February 11, 2022
If anyone needs a primer on what #Daredevil leaving Netflix means, we recorded a #TalkDaredevil minisode all about it! If things shake out the way we hope it does, you'll hear a follow up from us soon 😄: https://t.co/xENWGqa5Hn#SaveDaredevil pic.twitter.com/G58paqc88d
— Team #SavedDaredevil (@SavedDaredevil) February 11, 2022
A Netflix ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não foi anunciado se as séries da Marvel irão para outra plataforma de streaming.
Ainda não se sabe o que motivou a decisão e alguns sites especulam que as séries podem ser incluídas no catálogo do Disney+ ou Star+, junto com outras séries do Marvel Studios produzidas recentemente.
Atualmente, os direitos de produções do Marvel Studios são exclusivamente da Disney e de seus parceiros oficiais. “Demolidor” e outros seriados da Marvel foram lançados em uma época onde existia a parceria oficial com a Netflix, e não havia planos para algo como o Disney+ no mercado.
O acordo entre Marvel e Netflix foi anunciado em 2013 e rendeu seis produções: Demolidor (2015-2018), Jessica Jones (2015-2019), Luke Cage (2016-2018), Punho de Ferro (2017-2018), Os Defensores (2017) e Justiceiro (2017-2019).
Porém, a parceria entre a Marvel e Netflix terminou oficialmente em junho de 2019, com o lançamento da terceira temporada de “Jessica Jones”. O mesmo ano também marcou a dissolução da Marvel Television, divisão separada do Marvel Studios que comandava não só as produções da Netflix como também títulos como “Agents of SHIELD”, “Legion” e “Fugitivos”.
E com a saída dos episódios da plataforma, é possível que tais personagens façam cada vez mais aparições em produções do estúdio. Atualmente, os títulos televisivos baseados nas HQs da Marvel são manejados pela mesma equipe que promove os filmes do MCU, comandada por Kevin Feige.
O futuro de “Demolidor” e dos outros heróis da MCU lançados na época da parceria com a Netflix deve ser revelado nos próximos meses, mas vale lembrar que o acordo de exibição varia em cada país. No Brasil, por exemplo, não temos o streaming Hulu, mas nos EUA várias produções da Marvel estão presentes por lá, já que a Disney é uma das donas da plataforma.