Essa semana a Valve anunciou o Steam Deck, novo console portátil para jogos em PC. As reservas abriram ontem (16) e parece que a loja da Steam está instável.

Quase imediatamente após as reservas para o Steam Deck entrarem no ar, o Twitter foi inundado com postagens frustradas de potenciais clientes dizendo que não conseguiam completar a reserva, muitas vezes encontrando vários erros ou telas de compra que expiraram antes do check-out completo.

Embora o anúncio do Steam Deck possa ter sido uma pequena surpresa, a base de usuários do Steam cresceu para mais de 120 milhões de usuários mensais em 2020, então provavelmente não deveria ter sido um grande choque ver os servidores da Valve vacilarem com um grande fluxo de reservas.

Alguns usuários se depararam com um erro alegando que sua conta Steam era muito nova para fazer uma reserva. A intenção original da Valve de impedir novas contas Steam de fazer reservas do Steam Deck era ajudar a garantir que cambistas e outros revendedores não autorizados não fossem capazes de comprar tudo de uma vez.

Embora a Valve tenha começado a aceitar reservas hoje, o Steam Deck não está programado para começar a ser enviado até dezembro nos EUA — o que deve dar à empresa tempo para resolver os pedidos e, potencialmente, acomodar melhor os envios com base no número de reservas atuais.

Assine a newsletter do Gizmodo

A Valve também está trabalhando no problema de o novo console não rodar jogos populares como PUBG, Destiny 2, R6 e entre outros.

Steam Deck será lançado em dezembro deste ano, mas não tem data para chegar no Brasil.