Ciência

Seu cachorro sonha com você durante o sono? Veja o que diz este estudo

Enquanto você acompanha seu cachorro se mexer e rosnar ao dormir, ele pode estar em um sonho emocionante com seu dono -- você mesmo!
Imagem: Irina/ Unsplash/ Reprodução

Quem nunca parou para admirar um cachorro dormindo e sonhando com algo provavelmente muito empolgante? Por muitas vezes, os cães acabam mexendo suas patas, latindo de maneira abafada e até mesmo farejando incontrolavelmente enquanto estão em sono profundo.

whatsapp invite banner

Embora os donos de pets imaginem que o sonho envolve muitos ossos, gravetos e escavações, pesquisadores de Harvard (EUA) também descobriram que os próprios humanos podem ser protagonistas dessas histórias durante o sono dos cachorros.

A importância do vínculo entre cachorro e seu dono

De acordo com cientistas como Deirdre Barrett, psicóloga clínica e evolutiva da Faculdade de Medicina de Harvard, os cachorros sonham com experiências diárias, mas de uma maneira pouco racional.

Por isso, seus sonhos podem parecer criativos e surreais quando comparados com a realidade. Praticamente o mesmo que acontece durante o sono de humanos, certo?

No entanto, há um fator importante. Como não sonham de maneira lógica, algumas teorias afirmam que o aspecto crucial para determinar o que entra ou não no sonho de um cachorro é aquilo com o que eles têm conexões emocionais.

Aí entram as brincadeiras com gravetos, mas também entra a imagem e os cheiros de seus donos, humanos. Dessa forma, seus sonhos são experiências visuais de tudo aquilo que os cativa.

Semelhanças entre cachorros e seus donos

Comparar o sono e a maneira de sonhar entre humanos e cachorros mostra que os cães não estão tão distantes assim de seus donos. De modo geral, eles também atravessam diferentes estágios de sono — do mais superficial ao mais pesado.

Assim como os humanos, os cachorros passam pela fase do sono de Movimento Rápido dos Olhos (REM), momento em que os sonhos se desenrolam para eles. O mesmo acontece com as pessoas.

Além disso, eles também passam pelo sono profundo em certo ponto de seu descanso. Neste momento, tanto nos cérebros humanos quanto no dos cachorros, há um mecanismo que normalmente inibe o movimento físico. O objetivo é evitar que se mexam ou ajam de acordo com os sonhos.

Contudo, o mecanismo tem suas falhas. E quando isso acontece, leva o cachorro aos movimentos já conhecidos por seus donos. Agora, além de vê-los sonolentos e, ao mesmo tempo, perseguindo algum graveto, também é possível ver eles sonhando com você.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas