Já sonhou com um material mais forte do que metal e mais grudento do que superbonder? É, nem eu. Mas ele existe, e pode acabar dentro de você em breve.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford descobriram que um pequeno crustáceo marinho que produz um material com as características adesivas da cola de craca e ainda tem as propriedades estruturais das fibras das teias de aranha, diz a Economist. Se você curte um latim e realmente se importa com isso, ele é chamado de Crassicorophium bonelli, e ele solta esse material do mesmo jeito que uma aranha solta sua teia.



Grande coisa, né? Mas pense por um minuto. A teira de aranha é maleável e tem a mesma força de metais fortíssimos, mas tem um quinto de seu peso. A cola de craca é provavelmente o adesivo natural mais forte que o homem conhece — ele prende cracas em pedras para toda uma vida, sem ser afetado pelo mar. Combine os dois e temos uma interessante junção de qualidades.

E é por isso que quando você precisar de um procedimento médico que envolva um implante, ele pode muito bem ser feito do material fornecido por tais crustáceos.

Mas isso não seria útil apenas para implantes médicos, claro. Se eles conseguirem descobrir como esse material é feito e sintetizá-lo em laboratório, ele poderia ser usado para fazer de tudo — desde painéis de carro até panelas. [The Economist; Imagem: Katrin Kronenberger]