O Spotify vem distribuindo convites no Brasil para quem quiser testá-lo antes do lançamento oficial, que deve acontecer na semana que vem. Mas uma reclamação comum entre os “early adpoters” é a interrupção de playlists por certos anúncios. Você está ouvindo aquela playlist de fossa, e aí toca um minuto de pagode animado; você não gosta de sertanejo, mas sempre toca o anúncio de música sertaneja.

Não adianta deixar o computador no mudo: o Spotify vai pausar o anúncio e tocá-lo quando você reativar o som. Felizmente, há como silenciar os anúncios em áudio no Windows, Mac e Android.



Mas antes de prosseguir, isto é importante: o Spotify depende de anúncios (e das assinaturas) para continuar existindo. Licenciar uma biblioteca de 20 milhões de músicas não custa pouco. Então acreditamos que estas soluções são um bom meio-termo: não removem os banners, só silenciam os anúncios em áudio.

Se você quiser se livrar completamente dos anúncios, ou se você quer recursos como reprodução offline, faixas que tocam sob demanda no smartphone (não em ordem aleatória) e maior qualidade de áudio, assine o Spotify – são US$ 5,99 por mês.

Windows

blockify

O Blockify não requer instalação: é só baixar e rodar. Ele fica na área de notificações e silencia os anúncios do Spotify automaticamente; você não precisa configurá-lo.

Mas há duas configurações opcionais que vale conhecer: em “Play MP3”, ele pode tocar uma música da sua biblioteca pessoal enquanto o anúncio é silenciado, para não ficar uma pausa em silêncio completo. Depois que o MP3 terminar, ele volta a tocar as músicas do Spotify.

E em “hotkeys”, você pode configurar atalhos de teclado para controlar o Spotify: aumentar/reduzir volume, avançar a faixa, colocar no repeat, entre outros. Você pode baixar o Blockify neste link.

Mac

Spotifree

O Spotifree é um programa simples para silenciar anúncios no OS X: basta baixá-lo, colocá-lo na pasta Applications e rodar. Na primeira vez, ele pergunta se você quer rodá-lo sempre ao iniciar o Mac.

Ele coloca um ícone na barra de menu, detecta anúncios e os silencia. Você pode baixá-lo aqui. (imagem por Compixels)

Android

mute that ad

O app Mute That Ad! silencia automaticamente os anúncios do Spotify. Ele é tão simples que nem possui interface: quando você tentar abri-lo, surgirá a tela “Acessibilidade”. Basta tocar em “Mute that ad!” na lista e ativá-lo. Ele fica na área de notificações quando está ativo. Para baixá-lo, clique aqui.

Se você está rodando o Android 4.4 KitKat, há uma versão especial do Mute that ad que roda no plano de fundo. Ela está disponível aqui. (Não conhecemos nenhuma solução do tipo para iPhone ou Windows Phone.)


Novamente, lembramos: se você gosta do Spotify e quer realmente se livrar dos anúncios, pague os US$ 5,99 mensais. Se você já experimentou, provavelmente notou que vale a pena. Senão, aguarde alguns dias – o Spotify deve abrir as portas para todos na semana que vem. [via Lifehacker]