Tecnologia

Sindicato dos atores de Hollywood gera polêmica após acordo que IA na dublagem de jogos

Embora o sindicato enxergue o acordo como uma iniciativa inovadora, dubladores famosos não receberam muito bem a novidade

O SAG-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, anunciou na terça-feira (9), durante a CES 2024, que firmou um acordo com a empresa de tecnologia de voz IA, Replica Studios, para permitir o uso de IA generativa na dublagem de jogos.

De acordo com o sindicato, o acordo foca no licenciamento responsável e no uso de vozes digitalmente replicadas. Os dubladores terão o direito de aceitar ou recusar que suas vozes sejam reutilizadas em futuros projetos.

Além disso, segundo o SAG-AFTRA, a iniciativa vai servir como uma balança entre o avanço tecnológico e a proteção de direitos dos membros do sindicato.

O contrato permite que a Replica Studios crie “réplicas” (trocadilho não intencional) de vozes de atores geradas por IA para usar no desenvolvimento de jogos, mas com o consentimento dos profissionais membros do sindicato de Hollywood.

Duncan Crabtree-Ireland, Diretora Executiva do Sindicato de Atores de Hollywood, afirma que o acordo de uso de IA estabelece um modelo para a indústria, garantindo o uso ético de IA, pois exige o consentimento dos atores, além de compensação financeira.

Vale ressaltar que o acordo abrange apenas o desenvolvimento de jogos, não valendo, portanto, para outras áreas em que o sindicato tem participação.

Acordo gera polêmica entre dubladores

Embora o sindicato enxergue o acordo como uma iniciativa inovadora, dubladores famosos não receberam muito bem a novidade. Muitos usaram as redes sociais para destacar a contradição entre a posição da organização e as implicações do acordo. 

Além disso, eles contestam a informação de que o acordo membros da comunidade de dubladores aprovaram o acordo, conforme afirmou o sindicato de Hollywood.

Steve Blum, que dublou jogos como “Deadpool”, “Call of Duty: Black Ops” e “Batman Arkham” usou o X para expressar sua insatisfação. “Com todo respeito… vocês afirmaram no artigo que [o acordo] foi ‘aprovado por membros afetados da comunidade de dubladores do sindicato’. Eu não conheço ninguém da nossa comunidade que aprovou isso. Jogos são a minha fonte de renda há anos. De quem vocês estão falando?”.

Em resposta à polêmica, Crabtree-Ireland disse ao IGN que o acordo para usar IA na dublagem de jogos é um passo importante para garantir as aplicações éticas dessas tecnologias, de modo que o uso de vozes dos dubladores ocorra somente com o consentimento e compensação financeira.

No ano passado, o sindicato de Hollywood autorizou uma greve de atores contra empresas como EA, Take-Two, e Activision. O sindicato exigia regulação no uso de IA, aumento de salários e segurança no ambiente de trabalho.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas