Imagine só: você paga uma baita grana numa TV bem bacana da Sony, mas aí ela começa a mostrar umas propagandas do nada. Esta situação rolou em um programa piloto do Google que passou a exibir anúncios em algumas televisões. As TVs da Sony, assim como dispositivos Nvidia Shield e outros produtos rodando a última versão da Android TV, receberam uma atualização irritante do Google que passa a mostrar anúncios na página inicial e não tem uma forma fácil de se livrar deles.

As propagandas aparecem na página inicial do sistema Android TV como um canal “patrocinado” cheio de apps e programação que o Google acha que o usuário possa curtir. Infelizmente, o canal é difícil de remover e pode levar a alguns travamentos na Android TV. Os anúncios foram primeiro vistos pelo pessoal do XDA-Developers e a resposta do Google ao site é tão ultrajante quanto você poderia esperar.

A Android TV tem o compromisso de otimizar e personalizar a experiência do entretenimento em casa. Conforme exploramos novas oportunidades para engajar a comunidade de usuários, estamos com um programa piloto que mostra conteúdos patrocinadas na tela inicial da Android TV.

O Ars Technica nota que a Sony, pelo menos, não curtiu muito isso. Uma página apareceu no suporte da Sony com o título: “Um canal patrocinado apareceu repentinamente no menu inicial da minha TV”. A página da fabricante de TVs oferece uma alternativa diferente da linkada abaixo que também inclui pelo menos uma questão e resposta que podem ser interpretadas como sarcásticas.

P2: Quem determina quais apps aparecerão no canal patrocinado?

R2: O canal é gerenciado pelo Google.

De acordo com o The Verge, estas propagandas também apareceram em Mi Box 3, da Xiaomi, e no Nvidia Shield, que apenas recentemente recebeu a atualização Android Oreo. Os usuários do Shield também têm ligado com outro conteúdo fornecido pelo Google (e aparentemente chato) no caso um canal chamado App Spotlights. Segundo um moderador da Nvidia no fórum do Shield, este canal deveria pelo menos ser facilmente removível (embora alguns tenham afirmado estar com dificuldade nesta tarefa).

Com o Android TV presente nos dispositivos acima mencionados, além de TVs da TCL, o Google tem um alcance bastante alto nas casas dos usuários. Este movimento, de forçar propagandas nos usuários, é bem chato e praticamente acaba fazendo propaganda positiva para rivais, como o Fire TV, da Amazon, ou a Apple, que tem sido cada vez mais presente em TVs da LG e Samsung, e que falou recentemente em um evento sobre a proteção da privacidade dos usuários e de evitar exibir propagandas indesejadas.

A Nvidia entrou em contato com o Gizmodo para informar que:

Uma linha “patrocinada” que não pode ser desativada apareceu em alguns dispositivos com Android TV. Esta linha não está presente em dispositivos Shield TV.

A Shield conta com um novo canal no Google Play (chamada Apps Spotlight) na parte de baixo da tela, mas ela pode ser desativada ao ir até a opção “Customize channels” e selecionando “Promotional Channels”.

Então, se a linha de conteúdos patrocinados aparecer no dispositivo Nvidia, você pode removê-la, e se você não conseguir é por causa de um bug que a Nvidia disse ao Gizmodo que está tentando solucionar.

No entanto, isso sugere que este conteúdo patrocinado é potencialmente opcional, o que nos faz questionar por qual razão não dá para removê-la de dispositivos da Sony. Google e Sony disseram para mim que estão analisando o problema.