De acordo com o Wall Street Journal, a Canonical diz que o novo Ubuntu OS será lançado para desenvolvedores no fim de fevereiro – pronto para telefones que serão lançados em “dois mercados geograficamente grandes” em outubro.

ATUALIZAÇÃO: Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, diz que o WSJ se confundiu. Em outubro chega a versão Ubuntu 13.10, que poderá ser instalada em smartphones Android atuais. Smartphones dedicados com Ubuntu, no entanto, só chegam no primeiro trimestre de 2014.

O WSJ não diz quais empresas farão os primeiros telefones com Ubuntu, mas a Canonical afirma que é fácil para fabricantes de Android se juntarem à nova plataforma. O Journal infelizmente não dá dicas de quais podem ser os dois grandes mercados.

Se você quer saber mais do que esperamos do Ubuntu OS, pode ler nosso hands-off – mas espere nada de botões, interface totalmente voltada para gestos e compatibilidade com telas externas e teclados. A Canonical também falou com a Fast Co. Design sobre a sua filosofia de design para o novo OS. Ela citou a tradicional arquitetura japonesa como uma inspiração para o design.

Enquanto interfaces móveis baseadas em gestos precisam provar o seu valor, o Ubuntu insiste que seu OS é um “pulo de onde as interfaces de usuários estão.” Vamos esperar e ver o que outubro nos traz. [WSJFast Co. Design]