Relógios inteligentes de marcas como Samsung e Apple estão no mercado há um tempo. Eles ajudam a incentivar a prática de exercício e a medir o desempenho. Nesta quarta-feira (22), porém, quem traz novidade é a finlandesa Polar Electro, que começa a vender seu smartwatch Grit X no Brasil. A marca tem como objetivo atingir quem leva muito a sério a prática esportiva. O principal sinal disso é o seu preço sugerido de R$ 3.299, mais barato que o Apple Watch Series 5, mas com um valor superior às opções da Samsung.

A Polar aposta em seu histórico com a comunidade atlética — antes de smartwatches medirem batimento cardíaco, eles vendiam uma cinta que faz isso — e na promessa de contar com sensores mais precisos, já que a empresa tem patente de monitor cardíaco portátil registrada desde a década de 1970.



Com o Grit X, a Polar tentou criar um smartwatch com visual bacana para quem pratica esportes outdoor, de corridas a caminhadas e trilhas em montanhas e picos. Então, ele vem com GPS integrado, monitor de batimento cardíaco, bússola e uma série de outras funções específicas para estes esportes de aventura.

Apesar de parecer durão, ele pesa 64 gramas, conta com certificação militar e ainda é à prova d’água. Quanto à autonomia, a marca fala em até 40 horas seguidas de prática esportiva, com todos os recursos ativados — o que inclui GPS, que costuma gastar bastante bateria. Em condições mais convencionais e usando modos de economia, o Grit X pode chegar a 100 horas longe do carregador.

Dentre as funções dele, há o que a Polar chama de Fuel Wise, que ajuda a dizer para o usuário qual a hora de se hidratar ou se alimentar durante a atividade física. Já o Hill Splitter consegue detalhar os níveis de subida e descida durante o trajeto. O relógio Grit X realiza uma análise de descanso do atleta, chamado Nightly Recharge, para que ele possa atingir seus objetivos. Além disso, há o Running Power, um sistema do smartwatch que monitora a taxa de trabalho muscular durante a corrida.

O gerenciamento da maioria dessas funções é feito por meio do aplicativo Polar Flow, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Polar Grit X
Grit X durante prática de ciclismo na montanha. Crédito: Polar

Resumindo: o relógio promete ajudar a medir uma série de detalhes de treino para quem faz atividades outdoor, algo não muito praticado nesses tempos de pandemia. Se você for iniciante, talvez valha ver outros produtos Polar ou começar com alguma pulseira de atividade física. O Grit X e seus recursos são para quem está em outro patamar.