Smartwatches podem ser, em sua maioria, completamente inúteis, mas isso não nos impediu de nos familiarizarmos com o conceito. Algumas pessoas simplesmente querem um computador em seus pulsos. É por isso que algumas pessoas colocaram o Windows 95 num relógio Android Wear e o MacOS 7.5.5 num Apple Watch. Mas um cara foi ainda mais longe.

• Lenovo deixará de lançar smartwatches Moto por tempo indeterminado
• Este dispositivo de US$ 5 consegue sequestrar um computador em poucos minutos

O usuário do Reddit Lord_of_Bone explicou todo o seu processo em um tópico na seção do Raspberry Pi e mostrou como montou um computador de pulso utilizando a pequena placa e instalou o Windows 98 nela. Ele utilizou o conceito de seriados de ficção científica dos anos 1980 e 1990, além da diversão de ter uma tela enorme no seu pulso.

“[A inspiração foi em parte] ter algo que um dia foi tecnologia de ponta e porque eu precisava de uma caixa colossal no meu pulso com uma CPU ARM”, explicou ele ao Gizmodo numa mensagem no Reddit.

screensaver-pc-pulso

O “smartwatch” roda em um Raspberry Pi A+ e é operado por uma tela sensível ao toque, além de cinco botões montados na parte de cima do dispositivo (você pode vê-los na imagem acima). De acordo com Lord_of_Bone, a experiência de uso não é muito agradável, e tudo roda bem lentamente – embora provavelmente funcione melhor do que um computador de pulso dos anos 1980 como o Seiko UC-2000.

E ele é sem dúvida mais atraente do que os diversos outros computadores de pulso que vimos. Como esse modelo horrível que parece ter saído do seriado Futurama, ou este outro que parece o Pip-Boy do game Fallout. Também é definitivamente melhor do que esse da Toshiba que parecia um relógio do Dick Tracy.

Os detalhes para fazer um smartwatch com Windows 98 podem ser encontrados no site do Lord_of_Bone. O próximo plano é rodar Doom no seu computador de pulso. “A proteção de tela de Windows roda a cerca de 0,5 quadros por segundo, então eu imagino que Doom rodará a 0,1 quadros por segundo”, disse ele.

Imagens: 314Reactor