_Tecnologia

Solteiros estão trocando Tinder pelo Duolingo para matches mais seguros

Rob Ciesielski, dos EUA, e Amanda Lopez, das Filipinas, se conheceram através do app de ensino de idiomas Duolingo e hoje estão casados. Veja mais dessa história!

Após um enorme sucesso na década passada, os aplicativos de relacionamento parecem estar perdendo popularidade, principalmente, entre a geração Z. Os jovens estão cada vez mais decepcionados com as dinâmicas que vêm se desenhando dentro destas plataformas.

Além encontrar pessoas cada vez menos interessadas em relacionamentos sérios e duradouros, os jovens têm enfrentado uma série de problemas ao utilizar apps de namoro. Além disso, têm se deparado com ambientes cada vez menos seguros. E isso tem contribuído bastante para a migração dos solteiros para outras plataformas.

No Brasil, por exemplo, a modalidade conhecida como “golpe do Tinder, ou “golpe do amor” tem crescido vertiginosamente. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, cerca de 90% dos sequestros ocorridos em 2023 estão ligados a aplicativos de relacionamento como o Tinder, por exemplo.

Apenas no ano passado, a Polícia solucionou 94 ocorrências do gênero e prendeu no total cerca de 260 suspeitos de participação em crimes de sequestro envolvendo apps de namoro.

Nos últimos meses uma tendência que tem se intensificado é a utilização de plataformas que não foram projetadas usuários encontrarem seu par perfeito. Uma das favoritas do público é o Duolingo, um aplicativo dedicado ao ensino de idiomas.

Confira a história deste casal no Duolingo

Uma das histórias que mais ficaram famosas nos últimos meses foi a do casal Rob Ciesielski, dos EUA, e Amanda Lopez, das Filipinas, se conheceram após a mulher se destacar nos rankings de estudantes mais aplicados do app. Após Rob elogiar as habilidades de Amanda com mandarim, os dois começaram a trocar mensagens frequentemente pelo Duolingo e posteriormente deixaram a coisa mais séria e foram ao Facebook.

Um ano após o início das conversas, Ciesielski viajou para as Filipinas para finalmente conhecer a amada. Um mês após se conhecerem pessoalmente, eles se casaram.

O noivo acredita veementemente que a tendência deve se tornar cada vez mais comum no futuro. Ele imagina aplicativos sem propósito inicial de relacionamentos como o “Uber Eats”, por exemplo, serão as ferramentas que os solteiros vão recorrer com mais frequencia para encontrar o amor.

E ele está certo, além do Duolingo, muitos solteiros estão buscando o amor em apps como o Strava, um aplicativo de corrida que permite comparar os resultados com usuários nas redondezas.

Além disso, o Yelp, app de avaliações de estabelecimentos comerciais, tem se popularizado como uma plataforma que também pode conectar casais. O casal Terri Russell e Mel Chiong se conheceram graças a uma resenha feita pelo homem a uma padaria de macaroons.

Sair da versão mobile