
Som clássico do Windows 95 entra oficialmente para a história; ouça
O famoso som de reinicialização do Windows 95 entrou oficialmente para a história da cultura norte-americana esta semana. Isso porque a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o adicionou ao seu Registro Nacional de Gravações.
Criado pelo artista e produtor musical Brian Eno, o toque de sinos de apenas seis segundos agora integra o registro com outras novas adições. A seleção visa preservar os áudios de “importância cultural, histórica ou estética” nos EUA. Ouça o icônico som do Windows 95:
Ao todo, 25 gravações entraram na lista, elevando o número para 675 de quase 4 milhões de sons gravados da biblioteca nacional. Somente este ano, foram mais de 2.600 indicações do público para integrar o registro.
Foram adicionados sucessos da música como “My Heart Will Go On“, de Céline Dion; e os álbuns “Goodbye Yellow Brick Road”, de Elton John; “My Life”, de Mary J. Blige; e “Back to Black”, de Amy Winehouse. Além disso, outro som que entrou no registro foi a trilha sonora de Minecraft, a segunda trilha de videogame depois do tema de “Super Mario Brothers”.
As seleções abrangem faixas de 1913 a 2015, sendo a mais antiga da lista a canção havaiana “Aloha ‘Oe”, de 1913, que entrou este ano. Além disso, a gravação original da Broadway de “Hamilton” (2015), também recém-adicionada, é a mais nova no registro.
Congresso dos EUA seleciona gravações e filmes para preservação todos os anos
Em um comunicado, Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, disse: “Estes são os sons da América — nossa vasta história e cultura. O Registro Nacional de Gravações é a playlist da nossa nação em evolução. A Biblioteca do Congresso tem orgulho e honra em selecionar esses tesouros de áudio dignos de preservação, incluindo músicas icônicas de diversos gêneros, gravações de campo, história do esporte e até mesmo os sons do nosso cotidiano com a tecnologia.”
Anualmente, a Livraria do Congresso norte-americano também nomeia 25 filmes com pelo menos dez anos para preservação pelo National Film Registry. No Ano passado, por exemplo, alguns dos escolhidos foram “Homem de Ferro” (2008) e “A Pequena Sereia” (1989). Veja todos os títulos no Giz Brasil.