Tecnologia

Som clássico do Windows 95 entra oficialmente para a história; ouça

Som de reinicialização do Windows 95 passa a fazer parte do registro de gravações da Biblioteca do Congresso dos EUA
Imagem: Reprodução/Windows

O famoso som de reinicialização do Windows 95 entrou oficialmente para a história da cultura norte-americana esta semana. Isso porque a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o adicionou ao seu Registro Nacional de Gravações.

Criado pelo artista e produtor musical Brian Eno, o toque de sinos de apenas seis segundos agora integra o registro com outras novas adições. A seleção visa preservar os áudios de “importância cultural, histórica ou estética” nos EUA. Ouça o icônico som do Windows 95:

Ao todo, 25 gravações entraram na lista, elevando o número para 675 de quase 4 milhões de sons gravados da biblioteca nacional. Somente este ano, foram mais de 2.600 indicações do público para integrar o registro.

Foram adicionados sucessos da música como “My Heart Will Go On“, de Céline Dion; e os álbuns “Goodbye Yellow Brick Road”, de Elton John; “My Life”, de Mary J. Blige; e “Back to Black”, de Amy Winehouse. Além disso, outro som que entrou no registro foi a trilha sonora de Minecraft, a segunda trilha de videogame depois do tema de “Super Mario Brothers”.

As seleções abrangem faixas de 1913 a 2015, sendo a mais antiga da lista a canção havaiana “Aloha ‘Oe”, de 1913, que entrou este ano. Além disso, a gravação original da Broadway de “Hamilton” (2015), também recém-adicionada, é a mais nova no registro.

Congresso dos EUA seleciona gravações e filmes para preservação todos os anos

Em um comunicado, Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, disse: “Estes são os sons da América — nossa vasta história e cultura. O Registro Nacional de Gravações é a playlist da nossa nação em evolução. A Biblioteca do Congresso tem orgulho e honra em selecionar esses tesouros de áudio dignos de preservação, incluindo músicas icônicas de diversos gêneros, gravações de campo, história do esporte e até mesmo os sons do nosso cotidiano com a tecnologia.”

Anualmente, a Livraria do Congresso norte-americano também nomeia 25 filmes com pelo menos dez anos para preservação pelo National Film Registry. No Ano passado, por exemplo, alguns dos escolhidos foram “Homem de Ferro” (2008) e “A Pequena Sereia” (1989). Veja todos os títulos no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas