A NASA anunciou nesta semana que a missão LunaH-Map encerrou suas operações após detectar com sucesso água e gelo na superfície lunar. No entanto, o sistema do equipamento não foi capaz de atingir o impulso para o sobrevoo lunar planejado da espaçonave.
As operações da missão foram encerradas após as tentativas de fazer a LunaH-Map funcionar não terem sucesso. A pequena nave, que tem o tamanho de uma maleta, foi lançada no ano passado em um passeio compartilhado na missão Artemis I.
Com isso, de acordo com a NASA, a trajetória da espaçonave evoluirá para uma órbita estável ao redor do Sol. A equipe científica da missão LunaH-Map vai continuar trabalhando na publicação de resultados científicos.
Entenda a missão da NASA
O equipamento foi projetado para mapear depósitos de gelo no Polo Sul da Lua como parte do programa SIMPLEx (Pequenas Missões Inovadoras para Exploração Planetária).
A ideia é que a missão ajude a ampliar a atuação no sistema solar, de forma a construir uma base lunar permanente e sustentável. Fazendo com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos em Marte.
A missão custou US$ 13,3 milhões (cerca de R$ 65 milhões) ao todo, o que é considerado de baixo custo para a NASA. Esses lançamentos servem como uma plataforma para inovação técnica e arquitetônica, contribuindo para os objetivos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da NASA.
A Artemis 1 atingiu todos os seus principais objetivos, incluindo voar ao redor da lua e enviá-la com segurança para a Terra.
A NASA está trabalhando na segunda missão da série, Artemis 2, que deve ser o será o primeiro voo espacial tripulado do Programa Artemis em 2024.