_Marte

Veja essa foto de Marte enviada pela sonda Hope, dos Emirados Árabes

É a primeira missão de um país do mundo árabe rumo ao planeta vermelho. Cientistas pretendem estudar atmosfera marciana.

Imagem: UAESA

Mais países estão mirando o planeta Marte como potencial local de exploração espacial. A sonda Hope (“Esperança”, na tradução livre), enviada pelos Emirados Árabes, já está na órbita do nosso planeta vizinho e enviou no último domingo (14) a primeira imagem registrada pela espaçonave.

Apesar de ter chegado na órbita de Marte no dia 9 de fevereiro, só agora recentemente é que a fotografia chegou aqui na Terra – durante todo o processo, a câmera acoplada ao equipamento vem fazendo várias fotos, e esta é só a primeira de muitas que devem ser divulgadas nos próximos dias.

Em comunicado enviado à imprensa (via Phys.org), a Emirates Mars Mission afirma que a imagem “capturou o maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo, emergindo na luz do sol da manhã”. A foto foi tirada de uma altitude de 24,7 mil quilômetros acima da superfície marciana. A imagem também foi compartilhada nas redes sociais pelo Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro dos Emirados Árabes e governante de Dubai, e pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

“A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca a adesão dos Emirados Árabes Unidos às nações avançadas envolvidas na exploração espacial. Esperamos que esta missão leve a novas descobertas sobre Marte que beneficiem a humanidade”, disse Al-Nahyan.

Lançada da Terra em julho do ano passado, a sonda Hope é a primeira das três espaçonaves a chegar em Marte neste mês – outras duas, da China e dos Estados Unidos, também cruzaram a órbita marciana nos últimos dias. Cada uma tem um destino diferente: enquanto a missão árabe vai orbitar Marte, a chinesa vai orbitar e pousar nele, enquanto a americana pousará direto no solo marciano.

A Hope vai orbitar Marte por 687 dias, que equivalem a um ano no planeta vermelho, e usará três instrumentos científicos, que por sua vez vão coletar dados atmosféricos e medir as mudanças diárias e semanais no planeta. O objetivo é entender como essas mudanças climáticas influenciam na atmosfera marciana. Além disso, os cientistas esperam descobrir sobre como oxigênio, hidrogênio e outras partículas se movem pela atmosfera do planeta.

Os Emirados Árabes Unidos são o quinto país da história a enviar uma missão ao planeta vermelho, e o primeiro país no mundo árabe a alcançar esse feito.

[Phys.org, CNN]

Sair da versão mobile