Ontem, foi concedida à Sony Computer Entertainment Australia uma injunção temporária pela corte federal do país  para bloquear a importação e venda dos novos modchips do PS3.

A injunção determina que até o dia 31 de agosto, nenhum dos distribuidores australianos do modchip poderão importar, vender, ou de qualquer forma disponibilizar os dispositivos. E mais: eles têm que pegar todo o estaque que já têm e deixá-lo com os procuradores da Sony até que o prazo chegue ao fim.

Agora a Sony tem até o dia 31 para convencer a corte de que a injunção deve se tornar uma medida mais permanente (injunções temporárias servem para manter o "status quo" até que uma questão possa ser decidida"). Se ela tiver sucesso, isso significará o fim da venda legalizada do produto na Austrália; mas se falharem, a partir do dia primeiro de setembro os chips poderão ser vendidos.

Este é um acontecimento interessante, já que uma determinação da Suprema Corte em 2005 tornou legal a venda de modchips na Austrália (apesar da Nintendo ter conseguido recentemente proibir a venda do R4). Nós entramos em contato com a Sony para tentar descobrir como eles conseguiram a injunção apesar disso, e atualizaremos caso ela responda.