Sony corta 900 funcionários da PlayStation; projetos em andamento são cancelados
A Sony é a mais nova gigante da indústria dos games a anunciar a demissão em massa de funcionários da PlayStation. Ao todo, 900 trabalhadores, cerca de 8% do quadro de pessoal, acabaram cortados da empresa.
Os cortes afetaram alguns estúdios bem famosos como, por exemplo, Insomniac Games, Naughty Dog, Guerrilla Games e Firesprite. Com isso, o próximo game da franquia “Twisted Metal”, que estava em produção, foi oficialmente cancelado — assim como outros títulos que ainda não haviam sido anunciados.
De acordo com o jornalista Jason Schreier, o projeto ainda estava nas fases iniciais de produção e ainda não tinha recebido autorização para entrar em uma fase de trabalho mais intensa.
NEW: As part of today's mass layoff, Sony has canceled a Twisted Metal live-service game that was in development at UK-based studio Firesprite, Bloomberg has learned.
Firesprite will also lay off an unspecified number of people. https://t.co/pvCDsS7yxe
— Jason Schreier (@jasonschreier) February 27, 2024
Demissões em massa
Herman Hulst, chefe da PlayStation Studios confirmou a informação sobre o cancelamento de projetos em andamento. A Firesprite, por exemplo, foi uma das mais impactadas com a redução de pessoal e deve ter suas operações bastante afetadas com os cortes. A desenvolvedora é responsável por jogos VR como “Horizon Call of the Mountain”.
No entanto, nenhum outro estúdio foi tão afetado quanto o London Studios. Com as demissões, o estúdio — que era baseado na capital da Inglaterra e responsável pela produção de jogos para plataformas de realidade virtual — teve suas atividades encerradas definitivamente.
“Tivemos que dar um passo atrás, olhar para o nosso negócio de forma abrangente e seguir em frente com foco na sustentabilidade da empresa a longo prazo e na entrega das melhores experiências possíveis para a nossa comunidade”, afirmou Jim Ryan, CEO da PlayStation.
De acordo com um comunicado assinado por Hulst, a empresa está passando por um processo de “reavaliação de esforços”. A empresa tomou a decisão após confirmar que não atingiu a projeção de vendas de PlayStation 5 no final do ano passado. Isso fez reduzir as projeções de vendas para 2024 — o que resultou em uma queda de US$ 10 bilhões em valor de mercado.
A companhia também já reconhece que o console da atual geração está entrando na fase final de seu ciclo de vida. Por isso, está estudando alternativas para aumentar o lucro com venda de jogos, que caiu bastante na última década. Uma das estratégias pode ser o aumento da oferta de exclusivos PlayStation no PC, que já vem se mostrando efetiva nos últimos anos.