Cerca de um mês atrás, a Sony anunciou que planejava descontinuar a PlayStation Store em alguns de seus consoles mais antigos no começo do segundo semestre. Mas na segunda-feira (19), a empresa voltou atrás e agora continuará a dar suporte à PS Store no PS3 e no PS Vita no futuro próximo.

A mudança de ideia é importante para quem tem um aparelho mais antigo. A empresa planejava originalmente remover o suporte para a PlayStation Store em 2 de julho, o que impediria as pessoas de comprar novos jogos ou conteúdo de vídeo digitalmente após essa data.

“Após uma reflexão mais aprofundada, no entanto, fica claro que tomamos a decisão errada aqui”, anunciou o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, em um post no blog da empresa. “Portanto, hoje estou feliz em dizer que manteremos a PlayStation Store operacional para dispositivos PS3 e PS Vita.”

Ryan explicou que o raciocínio da Sony para fechar a PS Store foi que poderia haver problemas de suporte para plataformas mais antigas. Além disso, a companhia deseja concentrar recursos em dispositivos mais recentes, como o PS4 e o PS5, que “a maioria de nossos consumidores está jogando”, segundo a empresa.

É importante notar que, embora a Sony continue a dar suporte à PS Store no PS3 e no Vita, ela ainda prosseguirá com o encerramento da PS Store no PSP. Então, se houver algum jogo do PSP que você queira comprar digitalmente, é melhor fazer isso antes de 2 de julho. Depois dessa data, os proprietários do primeiro portátil ainda poderão baixar conteúdos comprados anteriormente na PS Store, mas não poderão comprar novos.

Não está claro por quanto tempo a Sony continuará a dar suporte à PS Store para proprietários de PS3 e PS Vita, mas aposto que a empresa vai mantê-lo por pelo menos mais um ano — ou até que o fornecimento de PS5 comece a estabilizar.

Assine a newsletter do Gizmodo

E embora a Sony continue a oferecer suporte à PS Store em aparelhos mais antigos, no início de março a empresa também anunciou que deixará de vender conteúdo de vídeo na PS Store em agosto. Ela continuará a vender jogos, mas quem quiser comprar programas de TV ou filmes precisará recorrer a uma loja diferente, como a Apple ou o Google.