O Xperia Play da Sony era claramente um aparelho à frente de seu tempo. Lançado em 2011, ele chegou antes do crescimento dos jogos de celular e dos consoles portáteis modernos , como o Nintendo Switch. E as coisas poderiam ter sido diferentes: de acordo com imagens que apareceram recentemente na internet, a Sony chegou a fazer um protótipo de um Xperia Play 2.

As imagens do suposto Xperia Play 2 foram originalmente encontradas em um aplicativo de vendas chinês (e posteriormente postadas no Reddit). O proprietário diz que o aparelho é um dispositivo-conceito antigo feito apenas para exibição. E embora seja difícil confirmar a legitimidade dessas fotos, com base em seu design, ele parece real.



Por razões legais, não podemos republicar as imagens aqui (confira o link acima), mas ele é semelhante ao Xperia Play original. O Xperia Play 2 conceito ostenta as marcas Xperia e Sony Ericsson e conta com uma seção deslizante com botões e direcional, touchpads duplos, teclas Start e Select e até mesmo 3D — tudo isso com a cara típica do PlayStation. Ao longo da borda superior do telefone (no modo paisagem), existem alguns botões extras, incluindo dois gatilhos L e R.

Este Xperia Play 2 conceito também funciona como uma cápsula do tempo do design dos aparelhos Android do início dos anos 2010: ele conta com botões de navegação capacitivos para tela inicial, voltar, aplicativos recentes e pesquisa. Infelizmente, isso é tudo que podemos ver nas fotos. Mesmo assim, é um bom vislumbre do que poderia ter sido.

Menos de um ano após o lançamento do Xperia Play original, em 2011, a Sony optou por não renovar sua parceria com a Ericsson, encerrando a joint venture de 10 anos entre as duas empresas para desenvolver e produzir telefones celulares para o mercado global. Isso pode ter feito a Sony pausar ou cancelar o desenvolvimento do Xperia Play 2 enquanto finalizava o acordo para comprar alguns dos ativos de telefonia móvel restantes da Ericsson.

Olha, eu acho que seria ótimo se a Sony desse outra chance para os smartphones gamers. O controle integrado com botões físicos ajudaria a diferenciar um novo Xperia Play de outros aparelhos gamers como o Asus ROG Phone 3. Ele também poderia ajudar a expandir o PS Now, serviço de streaming de jogos da Sony, oferecendo uma maneira melhor de jogar títulos do console longe de casa.

Infelizmente, a realidade é outra: a Sony está começando a desativar o suporte ao PS Vita, e as chances de um novo Xperia Play são praticamente inexistentes. E com o surgimento de gamepads para smartphones como o Razer Kishi, um aparelho com essa característica pode ser caro e desnecessário, afastando tanto os compradores tradicionais quanto o público gamer.

Ainda assim, para um telefone que antecipou tendências há muito tempo, a existência de um conceito do Xperia Play 2 já é suficiente para imaginar como seria um universo paralelo em que este aparelho foi lançado e se tornou um sucesso de vendas.