Sony joga balde de água fria em startup que criou placas coloridas para o PlayStation 5
Com um esquema de cores resumido a preto e branco, o PlayStation 5 traz um dos designs mais polêmicos da história do console. A Sony ainda não se pronunciou se lançará versões em outras cores, e isso levou muitos jogadores a criarem maneiras de personalizar o aparelho. Uma empresa até criou placas coloridas para substituir a carcaça do PS5.
Só que a Sony parece não ter gostado nada disso. E adivinha? Proibiu a tal companhia de vender esses acessórios.
A empresa em questão se chamava Plate Station (pegou a referência no nome?) e havia lançado uma pré-venda de placas personalizadas para colocar no PS5. A ideia veio após a Sony divulgar um vídeo desmontando o console: uma das principais características é a facilidade para remover os painéis laterais que protegem o dispositivo. Daí surgiram placas em diversas tonalidades, entre elas preto, azul, vermelho, prata e camuflado. Cada uma custava US$ 40.
Pouco depois da Plate Station criar um site (agora desativado), a Sony soube do projeto e forçou a companhia a reformular a marca e cancelar as vendas das placas laterais para PS5. Segundo a companhia japonesa, isso aconteceu devido à violação de “patentes e questões de propriedade intelectual”.
Update on plates refunds. If you paid by PayPal you will already have your order cancelled and refund processed. If you paid by card we are processing orders one by one. There are thousands to go through so we please ask for your patience & understanding 🙏
— TREZN (@trezngaming) November 1, 2020
Pelo Twitter, a Customize My Plates disse que todos os consumidores que adquiriram uma placa para PS5 na pré-venda terão o dinheiro devolvido.
Embora isso seja um golpe para quem quer personalizar o visual do PS5, a equipe por trás da Plate Station não desistiu totalmente de seus planos. A empresa mudou o nome da marca para Customize My Plates e passou a fazer adesivos personalizados para os consoles e controles da Sony. Note que não são placas físicas sólidas, mas apenas adesivos, e a desvantagem óbvia dessa abordagem é que as películas são mais irritantes de aplicar (e não tão duráveis) do que simplesmente trocar por um novo painel de plástico.
De qualquer forma, o lançamento do PlayStation 5 está quase aí: nos Estados Unidos, dia 12 de novembro; no Brasil, uma semana depois, 19 de novembro. Mesmo que a Sony não planeje lançar placas originais, é muito provável que veremos uma explosão de adesivos e acessórios de terceiros para o novo console. E mais adiante, é provável que a empresa lance edições temáticas, semelhantes ao que vimos em todas as gerações anteriores do PlayStation.