Sony lança serviço para você controlar satélite e fotografar o espaço

Projeto permite captar fotos e vídeos da Terra, da Lua e das estrelas através de um satélite no espaço. Confira o vídeo do novo serviço
Sony lança serviço para você controlar satélite e fotografar o espaço
Imagem: YouTube/Reprodução

A Sony apresentou durante a CES 2023 o seu mais novo projeto batizado “Star Sphere”. A ideia é que qualquer pessoa com um celular ou computador possa captar imagens da Terra por meio de um satélite no espaço.

O Star Sphere é fruto de uma parceria entre a Sony, a Universidade de Tóquio e a JAXA (Agência de Exploração Espacial do Japão). Na prática, o usuário poderá controlar um satélite por alguns minutos, podendo fazer fotos ou vídeos do nosso planeta, do nascer do sol visto do espaço, além de diversas vistas da Lua e das estrelas.

O serviço será pago e estará disponível em dois planos distintos, com o mais básico permitindo tirar fotos e gravar vídeos a qualquer momento para o uso pessoal, mas sem qualquer controle sobre o satélite. Já o plano com custo mais elevado oferecerá a oportunidade de usar exclusivamente o satélite durante uma órbita, tendo a oportunidade de controlar a data, hora, direção, zoom e ângulo da câmera.

O satélite da Star Sphere orbitará a Terra em altitudes entre 500 e 600 km, girando cerca de 15 vezes por dia ao redor do planeta. Ele usa um sensor de câmera full-frame de 35mm — desenvolvido e fabricado pela Sony –, juntamente com uma lente 28-135 mm com abertura f/4.

O usuário poderá definir a abertura, velocidade do obturador e exposição ISO, da mesma forma que uma câmera comum. No plano “premium”, cada pessoa terá até 10 minutos de tempo de uso do satélite, durante os quais será possível tirar 50 fotografias ou gravar 30 segundos de vídeo. Após o download, o usuário poderá usar as imagens como desejar.

A proposta da Sony é que o serviço aproxime o espaço para qualquer pessoa, além de inspirar artistas por meio da fotografia espacial. No vídeo abaixo é possível saber mais sobre o projeto:

Obviamente, o recurso não estará disponível instantaneamente, podendo levar desde dias a semanas para conseguir captar as imagens. O usuário precisa se registrar no serviço, entrar em uma lista de espera e aguardar para que um satélite esteja disponível para uso.

Ainda não há informações sobre o preço dos planos e opções de pagamento. Também não há uma data oficial para que o serviço esteja disponível, mas a expectativa é que ele passe a ser oferecido ainda em 2023, inicialmente no Japão e Estados Unidos.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas