Como funciona o acessório da Sony que transforma seus óculos em um Google Glass
Gadgets vestíveis estão em alta na tecnologia, e o Santo Graal para qualquer empresa da área parece ser aumentar sua visão com óculos computadorizados malucos. O Google começou tudo, depois vieram alguns concorrentes, e agora é a vez da Sony.
>>> Smart EyeGlass é um protótipo de Google Glass da Sony
O protótipo Smart EyeGlass Attach é um pequeno módulo com poder computacional que você prende na armação dos seus óculos – sim, este novo olho ciborgue da Sony pode ser conectado aos seus óculos convencionais.
Ele tem um pequeno microdisplay OLED de 640×400 que projeta imagens em um pedacinho de vidro, que se alonga para dentro do seu campo de visão. Lá dentro também estão um processador ARM Cortex-A7, bússola, acelerômetro e uma bateria de 400 mAh.
Ele possui conectividade Wi-Fi e Bluetooth, então não precisa necessariamente de um smartphone para se conectar à internet – mas poderia se conectar a outros dispositivos caso necessário.
E o mais importante: ele é leve! Pesa apenas 40 g, e embora não seja tão leve a ponto de ser esquecido, ele definitivamente dá mais a impressão de se estar usando óculos do que qualquer outra coisa.
Abaixo segue a demonstração de um hipotético app de corrida que mostra sua rota, velocidade e incentivos dos amigos via notificações pop-up. Isto é o que você vê:
A Sony não diz qual sistema está rodando no Attach; acreditamos que seja um SO proprietário. A empresa imagina que, em sua versão final, isto poderia ser útil para quem pratica esportes, medindo tempo percorrido e velocidade:
A Sony planeja liberar um SDK para desenvolvedores criarem apps para o Attach. Ela acredita que várias empresas estariam interessadas no Attach: fabricantes de eletrônicos, fabricantes de óculos e empresas que oferecem soluções em computação vestível.
Ele pode ser útil! Ainda assim, ele parece muito, muito esquisito.
Aqui, em um modelo ligeiramente menos bonitão:
Note que o dispositivo se estende aos dois lados dos óculos: de um lado ficam os componentes eletrônicos; do outro, a bateria.
Se você quiser saber mais, esta página da Sony tem todas as respostas.