A Sony está lançando uma série de melhorias técnicas e de design voltadas para deixar seus televisores 4K – que já são referência – ainda melhores este ano. Isto inclui o novo sistema operacional desenvolvido pelo Google, a Android TV.

>>> [Hands-on] Android TV: uma smart TV que é mesmo inteligente

Ao todo, a Sony anunciou dez novos modelos a serem lançados ao longo do ano, começando pela X900C de 55/65 polegadas na imagem acima (e sua versão de 75 polegadas, a X910C). Ela será a TV mais fina da Sony quando for lançada no segundo trimestre: são apenas 4,9 mm na parte mais fina. Isso é quase o mesmo que as TVs OLED da LG lançadas no ano passado (e painéis OLED costumam ser bem finos!).

Além disso, a série X900C irá incorporar o mais recente processador da empresa para 4K, o X1, bem como a tecnologia de display Triluminos – que promete oferecer uma reprodução de cores mais precisa, níveis de preto mais profundos e melhor contraste em relação a telas LED atuais.

Sony X940C
Sony X940C

Os modelos X940C de 75 polegadas e X930C de 65 polegadas também virão no segundo trimestre e oferecem especificações semelhantes – display Triluminos, processador X1 – porém em corpos menos finos. Além disso, a X940C vai ostentar a função X-tended Dynamic Range Pro, para produzir o que a Sony afirma ser “o nosso melhor contraste de todos os tempos”. A X930C menor vai usar o recurso X-tended Dynamic Range, um pouco menos poderoso.

Sony X850C
Sony X850C

A Sony também vai lançar TVs 4K a preços menores, incluindo a X850C (disponível em 55, 65 e 75 polegadas), bem como a X830C de 43 ou 49 polegadas. Elas também oferecem telas Triluminos e o chip X1, mas não vêm com recursos avançados de imagem presentes nos modelos mais caros.

Quase todos estes televisores rodam Android TV (a exceção é a linha X850C). Isso permite aos usuários transmitir conteúdo do Google Play diretamente através da televisão, espelhar telas e jogos instantaneamente a partir do smartphone ou tablet, e até mesmo fazer busca por voz em um controle remoto com microfone (ou direto no celular). Confira os detalhes da Android TV neste link.

VPL-VW350ES

Enquanto isso, para os aficionados por home theater há o novo projetor 4K nativo da Sony. O VPL-VW350ES projeta imagens de 4.096 × 2.160 linhas (em vez das 3840 x 2160 linhas em outros modelos) e oferece até 1.500 lumens de brilho através do seu motor óptico Triluminos. Ele promete fornecer uma taxa de contraste elevada, maior gama de cores e melhor reprodução de cores em geral.

O projetor 4K possui um upscaler Reality Creation para converter conteúdo em 4K, e inclui portas HDMI 2 e HDCP 2.2 para assistir conteúdo de dispositivos externos e de serviços de streaming. Ele deve custar menos de US$ 10.000 (oba?) quando começar a ser vendido no final deste mês. [Sony | Sony]