“Sorriso” de boto da Amazônia vence concurso de fotos subaquáticas; veja
Um simpático boto cor-de-rosa da Amazônia foi o vencedor do concurso de Fotografia Subaquática de 2023. O registro da norte-americana Kat Zhou foi o escolhido entre 6 mil imagens de fotógrafos de 72 países.
Zhou conta que, na hora da foto, a água estava muito escura e ela começou a fazer os cliques às cegas. Quando foi ver as fotos, percebeu que o boto fez uma pose e um sorriso para sua câmera.
A fotógrafa se encantou com o boto-cor-de-rosa durante uma viagem à Amazônia. Lá, descobriu a lenda que envolve o animal, que diz que os botos se transformam em belos homens para seduzir mulheres durante a noite.
“Apesar de não ter presenciado essa transformação, me encantei por esses belos mamíferos de uma maneira diferente”, lembrou, neste vídeo. “Depois de ver como os botos às vezes traziam seus bicos acima da água, eu sabia que queria uma foto dividida ao pôr do sol”.
O jurado da competição, Alex Mustard, disse que o que deu à foto o primeiro lugar foi a aparente simplicidade da fotografia misturada à técnica e, claro, a expressão única do animal.
“À primeira vista parece simples, depois é simplesmente perfeito”, disse. “Em águas escuras e tânicas, Kat criou uma composição impressionante capturando esta espécie raramente fotografada e vulnerável no momento perfeito”.
Veja as fotos campeãs de Fotografia Subaquática de 2023
1º lugar: “Boto encantado”, de Kat Zhou (EUA)
Destaque do Reino Unido: “A Nuvem”, de Ollie Clark (Austrália)
Fotógrafo mais promissor do Reino Unido: “Os mares selvagens de uma ilha”, de Theo Vickers (Reino Unido)
Conservação Marinha: “Sem esperança”, de Alvaro Herrero (Espanha)
Veja as outras fotografias vencedoras aqui.