Primeiro anunciaram o lançamento da Falcon 9. Depois adiaram. Aí quase lançaram. Só que então não deu certo. A espaçonave teve um pequeno problema que, felizmente, já foi resolvido: a SpaceX Falcon 9 finalmente decolou, tornando-a o primeiro envolvimento bem-sucedido da NASA com o mundo do voo espacial privado.

Este é um grande dia para a ciência, a engenharia e a viagem espacial. A SpaceX Falcon 9 não foi construída pela NASA: ela é resultado da iniciativa privada, e indica o início de um novo futuro no espaço. Veja aqui todos os detalhes sobre a Falcon 9.

Depois de ser lançado às 3:44:38 ET (4h44 em Brasília) do Cabo Canaveral, o foguete propulsor Falcon 9 e a cápsula SpaceX Dragon finalmente chegaram ao espaço. Agora, eles estão em órbita, e o Dragon já abriu seus painéis solares.

Nos próximos dias, o Dragon vai orbitar ao redor da Terra e então começar a se aproximar da Estação Espacial Internacional (ISS). A nave vai então passar por testes intensos de sensores e sistemas de voo, e deve se aproximar da ISS na quinta-feira para testes finais. O grande dia é na sexta-feira: se tudo der certo, a Dragon vai se encaixar com a Estação Espacial Internacional. Esta cápsula espacial tem suprimentos para a ISS.

Confira aqui o vídeo do lançamento.

Foto por NASA