SpaceX lança novo satélite brasileiro ao espaço; assista
No último sábado (15), o foguete Falcon 9, da SpaceX, lançou 51 novos satélites em órbita da Terra. Entre eles, estava o VCUB1, um pequeno satélite brasileiro produzido pela empresa Visiona Tecnologia Espacial – uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras.
A missão – batizada Transporter 7 – é um voo compartilhado levando ao espaço cargas de clientes comerciais e governamentais de vários países. O foguete decolou do Espaçoporto de Vandenberg, uma base de lançamento militar a cerca de 225 km de Los Angeles, nos EUA, às 3h48 (horário de Brasília).
No vídeo abaixo é possível assistir na íntegra a cobertura do lançamento:
O foguete da SpaceX implantou o lote de satélites em uma órbita polar ao redor do planeta. Em seguida, um rebocador espacial será o responsável por levar o VCUB1 para a sua órbita final, para que ele inicie o período de estabilização e testes preliminares.
Novo satélite brasileiro
O VCUB1 é o primeiro satélite de sensoriamento remoto desenvolvido por uma empresa privada brasileira e usando tecnologias nacionais. Ele inclui a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no país, assim como um sistema estabilizador em três eixos feito em solo brasileiro.
Além disso, ele carrega um software de gestão de dados de bordo, comunicações, telemetria e de controle de órbita e atitude, desenvolvido nacionalmente para os satélites do PEB (Programa Espacial Brasileiro).
O nanossatélite – com 30 cm e pesando 12 kg – foi otimizado para ser usado em aplicações agrícolas e ambientais, podendo captar imagens com resolução de até 3,5 metros. Ele também é capaz de entregar imagens com resolução aprimorada por algoritmos para uso em missões de inteligência e defesa.
Apesar de pequeno, ele conta com arquitetura similar a grandes satélites. Segundo a Visiona, o VCUB1 é um dos menores satélites do mundo capazes de coletar imagens na Banda Red Edge, o que permitirá desenvolver aplicações de monitoramento agrícola e ambiental de ponta.
No espaço, a empresa pretende validar o software de comunicação do satélite, para garantir a sua segurança e controle, além de testar a nova câmera projetada no país. Futuramente, essas tecnologias poderão ser aproveitadas em satélites maiores.
Para João Paulo Campos, presidente da Visiona, o lançamento materializa o esforço de anos para criar uma empresa nacional integradora de sistemas espaciais. “O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores”, afirmou Campos, em comunicado.