Quem é audiófilo tem uma novidade para comemorar. O Spotify anunciou nesta segunda-feira (22) que os assinantes Premium terão a opção de streaming de áudio com qualidade de CD, sem perdas, em um novo plano chamado Spotify HiFi.

De acordo com o Spotify, o áudio de alta fidelidade é “consistentemente um dos novos recursos mais solicitados” pelos usuários. Assim que estiver disponíveis, os usuários do Spotify HiFi poderão ouvir áudio sem perdas em seus dispositivos e em qualquer alto-falante habilitado para Spotify Connect. O Spotify também disse que está trabalhando com “alguns dos maiores fabricantes de alto-falantes do mundo” para garantir que a qualidade seja “acessível ao maior número de fãs possível”, mas não explicou o que isso quer dizer.

No geral, a empresa deu poucos detalhes sobre essa nova opção de qualidade de som. No momento, quem usa o plano grátis pode ouvir áudio a uma qualidade de 160 kbps. Esse número dobra para 320 kbps para quem é Premium. Áudio com qualidade de CD tem uma taxa de bits de 1.411 kbps, mas outros serviços de streaming oferecem opções que vão além disso. O Tidal tem um formato Master que pode chegar a 9.216 kbps, por exemplo. O Qobuz, que não está disponível no Brasil, também. Ainda vamos precisar esperar para ver se o Spotify vai optar pela qualidade de CD “padrão” ou irá além disso. Também não se sabe se isso vai valer para podcasts também. Preços e países em que o HiFi estará disponível? A companhia não falou nada disso.

O Spotify não está sozinho no bonde da alta qualidade de som. Além do Tidal, que já foi citado, o Deezer oferece um plano com som sem perdas por compressão. No exterior, a Amazon oferece o Amazon Music HD desde 2019, e a empresa de alto-falantes Sonos tem uma opção de alta fidelidade do seu serviço Sonos Radio.

Além do Spotify HiFi, a empresa também teve um punhado de outros anúncios. Em podcasts, a companhia disse que está se unindo para uma parceria de vários anos com a DC e a Warner Bros. para produzir podcasts narrativos e roteirizados, começando com Batman Unburied. A empresa também divulgou podcasts da diretora Ava DuVernay, um novo podcast produzido pelos Obama chamado “Tell Them, I Am”, bem como uma parceria com a empresa de entretenimento AGBO, dos Irmãos Russo. A empresa também anunciou uma parceria com a Anchor e o WordPress que permitirá que blogueiros publiquem conteúdo escrito como podcasts.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Spotify também disse que está vai desembarcar em 85 novos mercados e adicionará 36 novos idiomas, elevando o número total para mais de 170. Embora todos esses novos mercados tenham acesso a todo o catálogo global de música e podcasts do Spotify, a empresa diz que terá de trabalhar com os detentores de direitos locais para incluir mais músicas e artistas.