Spotify cancela 11 podcasts originais dos EUA; veja como é a situação no Brasil
O Spotify deve cancelar onze podcasts originais até dezembro, confirmou o porta-voz da empresa, Gray Munford, ao site The Verge. As produções na berlinda são todas em inglês – uma diferença expressiva na comparação com o impulso que a plataforma está dando para as produções brasileiras.
Devem deixar de existir os programas dos estúdios Parcast e Gimlet. São eles: Horoscope Today, How to Save a Planet, Crime Show, Medical Murders, Every Little Thing, Female Criminals, Crimes of Passion, Dictator, Mythology, Haunted Places e Urban Legends.
Os estúdios Ringer e Spotify Studios – que produz o Horóscopo Hoje, versão em português do Horoscope Today – não serão afetados, disse Munford. Com a decisão, até 5% da equipe dos podcasts originais do Spotify podem ser demitidos ou transferidos para outros programas.
A decisão é um reflexo de várias mudanças internas na chefia do Spotify. A jornalista Lydia Polgreen, deixou a diretoria do estúdio Gimlet em abril. Um mês depois, o fundador da Parcast, Max Cutler, passou a chefe de conteúdo e parcerias com criadores.
Enquanto isso, podcasts como Archetypes, de Meghan Markle, e Batman Unburied, da Warner, deslancharam. Outra promessa é o podcast criminal da influencer e empresária Kim Kardashian, “O Sistema: O Caso de Kevin Keith” (em tradução livre), que já tem dois episódios no ar.
Mercado em expansão
Tudo indica que a decisão parte de uma análise de mercado. Enquanto corta programas lá fora, o Spotify lançou podcasts em vídeo no Brasil e investiu em produções originais brasileiras no segmento, como o “Bocas Ordinárias”, em julho.
O investimento faz sentido. A pesquisa Inside Radio 2022, realizada pelo Ibope/Kantar, mostrou que a audiência de podcasts no Brasil cresceu 32% entre 2021 e 2020.
Outra pesquisa encomendada pel grupo Globo mostrou que o número de ouvintes acima de 16 anos saltou de 21 milhões, em 2019, para 28 milhões, em 2020. E a tendência é continuar crescendo, apontou o levantamento.
O Spotify sabe disso. Por isso incluiu audiolivros em português na nova plataforma de audiobooks lançada no final de setembro. À época, o streaming afirmou que os audiobooks são uma fatia de mercado “praticamente inexplorada”, mas que cresce 20% a cada ano.