O Spotify está cancelando seu aplicativo de conteúdo ao vivo Spotify Live, concorrente da rede social de bate-papo por áudio Clubhouse. Estas salas ganharam um hype enorme durante a pandemia. Entretanto, parece que a febre não sobreviveu ao retorno à vida social. A experiência do Spotify Live durou apenas dois anos.
O Clubhouse surgiu causando furor em 2020. No ano seguinte já era avaliado em US$ 1 bilhão. Ano passado, porém, os downloads caíram 86%. De janeiro a julho de 2022, o app recebeu 4,2 milhões de downloads, muito abaixo dos 29,4 milhões durante o mesmo período de 2021, segundo dados da empresa Sensor Tower.
Quem também perdeu o interesse do público foram os apps Amp, da Amazon, e o Reddit Talk. Ambos nasceram nos moldes do fenômeno pandêmico Clubhouse, mas não tiveram vida longa. O Reddit Talk anunciou o encerramento das atividades em março deste ano, também após dois anos do lançamento. O Spaces, do Twitter, é um dos poucos serviços similares que continua ativo.
Em outubro, a Amazon demitiu dezenas de funcionários da Amp. Segundo um integrante da empresa ao site Business Insider, “a Amp estava tentando ser um concorrente do Clubhouse quando o Clubhouse não era mais algo relevante”.
Spotify Live
A plataforma de discussão em áudio ao vivo Spotify Live, anteriormente chamada de Spotify Greenroom, surgiu em 2021 com programas de áudio em tempo real sobre diferentes tópicos.
Um representante do streaming explicou à Music Ally que o Spotify Live foi um “período de experimentação” para testar a interação dos ouvintes com novas formas de mídia. O Spotify acrescentou que planeja continuar explorando conceitos como interativos como o listening party, por exemplo.
Além disso, alguns programas do aplicativo podem continuar como podcasts não ao vivo no app principal. Veja as principais novidades do Spotify aqui.
Enquanto o Spotify Live fecha as portas, o Clubhouse continua firme com seus usuários fiéis, apesar de não ser mais tão exclusivo. Em seu auge, era preciso receber um convite para participar da plataforma, o que hoje, com o fim do hype, já não é mais necessário.