O Spotify anunciou um novo design para sua tela inicial que deve facilitar na hora de encontrar o que você quer ouvir.

A tela inicial do Spotify no celular sempre me pareceu um pouco caótica, com um monte de listas de reprodução “para você” embaralhadas com o que o algoritmo pensa que eu quero ouvir. A nova página inicial do aplicativo no iOS e Android deve tornar o processo de descoberta um pouco mais fácil. Segundo a empresa, ela será lançada globalmente “este mês”.

O principal desses novos recursos é a capacidade de “viajar no tempo” e ver seu histórico de até três meses. Tanto quem usa o plano gratuito quanto quem assina o premium vai ver um botão de histórico no canto superior direito da tela inicial, ao lado da engrenagem de configurações. Nesse menu, você poderá ver não apenas o que estava ouvindo, mas também onde estava ouvindo, como no caso de um podcast ou uma lista de reprodução específica.

Imagem: Divulgação/Spotify

O menu inicial também trará podcasts novos e recentemente ouvidos — um recurso que sem dúvida ajudará o Spotify a impulsionar sua grande aposta no formato. Coisas que você já ouviu aparecerão neste menu com uma barra indicando onde você parou de ouvir, enquanto um ponto azul indica um podcast sugerido. A nova tela inicial também apresentará recomendações de música relevantes, o que deve ajudar na descoberta de músicas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Como uma pessoa que raramente tem ideia do que estou com vontade de ouvir, gosto da ideia de aprimorar o processo de descoberta. Além disso, poder ver de novo o que ouvi e gostei sem ter que ir atrás e procurar é muito bacana.