Spotify planeja facilitar a forma de saber o bom (ou mau) gosto musical dos seus amigos
A frase “a música conecta as pessoas” pode até ser clichê, mas, de fato, a música envolve muitos elementos sociais. Desde a época da popular ferramenta de bate-papo MSN, muita gente adorava ver o que os outros estavam ouvindo ou mostrar seu gosto musical pros amigos. Ainda assim, isso é algo que não é muito explorado pelo Spotify, a plataforma que grande parte das pessoas utiliza hoje em dia para ouvir música. Mas, aparentemente, a empresa está de olho nisso e já está testando um recurso chamado “Tastebuds” para que as pessoas vejam o que os outros estão ouvindo.
Atualmente, você pode compartilhar músicas com amigos, ver o que um contato está escutando, postar nas redes sociais o que você anda ouvindo e seguir pessoas. Ainda assim, são funcionalidades limitadas que não permitem muita interação. Dessa forma, o Spotify obriga os usuários a confiarem em seu algoritmo para descobrir playlists, artistas e músicas novas. Conforme aponta o TechCrunch, isso deu um grande poder à plataforma de streaming sobre as gravadoras, que sabem que devem manter uma boa relação com a empresa caso queiram que seus artistas sejam promovidos incluídos em playlists.
Mas, após realizar um IPO bem-sucedido, o Spotify parece mais confiante em dar um pouco de liberdade aos usuários. O Tastebuds, por enquanto, é apenas uma landing page que pode ser acessada aqui.
Segundo descrição da página, “O que é o Tastebuds? Agora você pode descobrir músicas por meio de amigos em cujo gosto musical você confia”. O protótipo foi descoberto pela engenheira Jane Manchun Wong, que explicou como a novidade deve funcionar: o usuário clica no ícone do lápis para “buscar pessoas que você segue” e visualizar o que eles andam ouvindo, sendo possível ouvir junto com eles e adicionar as músicas à sua própria biblioteca.
Código do Spotify Tastebuds. Imagem: Jane Manchun Wong
Ainda não se sabe se o recurso será lançado oficialmente, visto que não seria a primeira vez que o Spotify testa um recurso que acaba não sendo lançado. Em resposta ao TechCrunch sobre quando a nova funcionalidade seria implementada e como funcionaria, o Spotify respondeu que “estamos sempre testando novos produtos e experiências, mas não temos nenhuma novidade para compartilhar neste momento”.