Star Wars Visions episódio a episódio: antologia impressiona, com ressalvas
Abandonando a animação ocidental de séries como The Bad Batch e Clone Wars, a Disney+ lança hoje Star Wars Visions, uma compilação de 9 curtas feitos por estúdios japoneses. A mistura busca agradar não necessariamente fãs de anime, mas os de Star Wars e, se possível, quem gosta de ambos. Cada curta tem entre 14 e 23 minutos, disponíveis desde já no serviço de streaming.
Os episódios têm criações originais, mas também conseguem se aprofundar na mitologia da saga, além do que vemos nos filmes: há templos, planetas, naves, sabres alternativos e cristais kyber – estes últimos, em excesso. Em suma, há liberdade criativa para mudar “regras” do universo, coisa que às vezes não dá muito certo. Quando acontecer, no entanto, basta desligar a mente e ignorar o cânone.
Eu tinha incertezas se a mistura convenceria por completo, já que Star Wars é um grande produto ocidental. Batman Ninja é um dos maiores erros animados da DC (inclusive um dos curtas de Visions é do mesmo estúdio). Mas a maioria dos episódio funciona bem.