Em algumas semanas, veremos a galáxia mais famosa da cultura pop através das lentes de alguns estúdios de animes em Star Wars: Visions. Estreando no Disney +, a série é uma antologia de curtas que apresenta narrativas únicas na saga.

Os estúdios possuem uma extensa lista de animes de alto nível; separamos alguns títulos para assistir e ter uma noção do que está por vir.

Lembrando que Star Wars: Visions estreia em 22 de setembro.

Keep Your Hands Off Eizouken! (Science Saru)

Imagem: Science Saru

O famoso estúdio de Masaaki Yuasa tem muitos sucessos certificados em seu currículo, e a adaptação do mangá de Owara Sumito de mesmo nome não é exceção.

Acompanhamos três estudantes – Midori, Tsubame e Sayaka – que usam um clube pós-aula de fachada para abrir um estúdio de animação. Eizouken! é um pequeno slice of life de comédia sobre o romance de fazer anime. A série confunde as linhas entre as fantasias sonhadas nas sessões de brainstorm criativo de Midori e Tsubame, com lindas sequências oníricas, de forma que contrasta com Tsubame tentando arrastá-las de volta para o mundo real com os problemas de programação e orçamento.

Keep Your Hands Off Eizouken! está disponível no Crunchyroll.

The Night is Short, Walk On Girl (Science Saru)

Imagem: Science Saru

Science Saru é um dos dois estúdios que fornecem dois curtas para Star Wars: Visions, então por que não dar duas recomendações também? Quando Yuasa não está dirigindo grandes séries de TV, ele também cria filmes lindos e alucinantes que enquadram o real e o surreal de maneiras verdadeiramente incríveis. The Night Is Short, Walk On Girl (outra adaptação, desta vez do romance de Tomihiko Morimi) não fica de fora.

É a história de uma noite selvagem para um par de jovens estudantes universitários anônimos enquanto eles são levados por uma noite de conexões perdidas e escapadas de bêbados , e talvez, alguns encontros fantásticos ao longo do caminho enquanto o jovem tenta confessar seus sentimentos por sua colega.

É uma sobrecarga sensorial que mais uma vez usa alguma animação incrivelmente inventiva para borrar as linhas entre a mundanidade da vida e um mundo de sonhos e ideias, e uma noite que vale a pena conferir.

Batman Ninja (Kamikaze Douga)

Imagem: Kamikaze Douga

Kamikaze Douga é mais conhecido por seus curtas, videogames e estreias de shows e videoclipes. Mas se você está procurando uma amostra de como um desses estúdios se adapta a uma franquia ocidental, então procure por Batman Ninja, um filme de animação original da Warner Bros. que leva o Cavaleiro das Trevas de volta ao Período Sengoku (1467-1615). Um espetáculo audacioso e cheio de ação em uma época intensa – e ainda assim carrega um carinho pelo legado de Batman.

Você pode assistir Batman Ninja na Netflix.

Golden Kamuy (Geno Studio)

Imagem: Geno Studio

A série de mangá de grande sucesso de Satoru Noda tem uma adaptação para anime (ainda em andamento) igualmente intrigante que explora uma Hokkaido pós-guerra russo-japonês na virada do século 20.

Na história, o soldado japonês Saichi Sugimoto viaja em busca de um tesouro de um lendário conto folclórico, para isso será preciso derrotar os grupos rivais que também cobiçam. Sugimoto acaba se apaixonando pela companheira de viagem Ainu Asirpa, que pertence a um dos povos indígenas originários da ilha, e percebe a exploração de sua cultura revela um Japão que está lentamente os deixando para trás.

Golden Kamuy se encontra no Crunchyroll.

Moriarty the Patriot (Production I.G.)

Imagem: Production I.G.

Production I.G. tem muitos, muitos projetos em seu currículo, e muitos deles são opções excelentes para conferir. Ghost in the Shell e Standalone Complex, FLCL, Psycho-Pass, Haikyuu!!, Patlabor 2 e por aí vai. Se você quiser ver algo mais próximo de Star Wars, o estúdio animou o curta na antologia de anime Halo Legends.

Mas se você quer algo diferente e divertido, Moriarty the Patriot é a adaptação do mangá de Ryōsuke Takeuchi e Hikaru Miyoshi que vale a pena conferir. A história utiliza versões mais jovens das icônicas criações de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e William James Moriarty, e é um emocionante mistério de gato e rato que se volta para as corruptas estruturas de classe da Inglaterra do século XIX.

Segue a perspectiva de Moriarty enquanto busca destruir a elite do país por dentro, enquanto dança ao redor das habilidades geniais de investigação do homem que se tornará seu lendário rival.

Promare (Trigger)

Imagem: Trigger

The Twins“, de Hiroyuki Imaishi, já é um curta-metragem que se destaca no trailer de Visions, mesmo que apenas por sua estética exagerada em tecnicolor. Se você deseja mais dessa ação cinética incrivelmente colorida, não procure mais do que um dos filmes de animação mais deliciosos dos últimos tempos, Promare.

Se passa em um futuro onde uma parte da humanidade é transformado em “Burnished”, que sofre uma combustão instantânea gerando uma pirocinética tingida em neon e são condenados ao ostracismo pela população humana sobrevivente. Nessa sociedade, existem dois grupos: os “Mad Burnish” que são uma espécie de grupo terrorista anarquistas e “Burning Rescue” que são bombeiros que resgatam as pessoas-mutantes.

A história mostra o bombeiro Galo Thymos que descobre algo mais complexo acontecendo nos bastidores da perseguição dos Burnished ao conhecer Lio Fotia, o líder dos “Mad Burnish”. É animado, completamente maluco e uma montanha-russa de diversão com hiper-ação do início ao fim.

Promare está no Amazon Prime Video.

SSSS.Gridman (Trigger)

Imagem: Trigger

Trigger também tem dois curtas em Visions, então estamos oferecendo duas recomendações que remetem a temas centrais semelhantes – super-herói movidos a mecha – mas com abordagens muito diferentes.

O anime é uma versão de Gridman the Hyper-Agent, tokusatsu dos anos 90 produzido pela Tsuburaya (responsável pelo clásico Ultraman). SSSS. Gridman segue três alunos do ensino médio: Yūta Hibiki, que perdeu a memória, e seus colegas de classe Rikka e Shō, enquanto eles encontram a cidade infestada por violentos ataques de kaiju que misteriosamente resetam a cidade de volta ao normal após cada invasão. Encontrando o espírito de Gridman em um computador antigo, o trio forma a Aliança Gridman para resolver o mistério das criaturas e do desaparecimento da população de sua cidade.

O que se segue é um tributo glorioso ao tokusatsu como gênero e uma comovente história sobre trauma e conexão que torna um dos robôs de anime mais fascinantes que existe. Para os fãs do gênero, vale assistir seu sucessor espiritual que foi ao ar este ano, SSSS. Dynazenon.

Made in Abyss (Kinema Citrus)

Imagem: Kinema Citrus

Uma adaptação linda e agridoce do mangá de Akihito Tsukushi, esta série de fantasia segue uma jovem chamada Riko que vive em uma cidade construída em torno de uma enorme abertura cavernosa para o “abismo”. O sistema cavernoso enterrado na terra está cheio de vestígios de uma civilização passada e atrai caçadores de tesouros e invasores, apesar de uma doença misteriosa que reside lá. Enquanto Riko sonha em se tornar uma invasora de cavernas seguindo os passos de sua mãe desaparecida, ela encontra um jovem robô chamado Reg nos primeiros níveis do abismo, partindo juntas em aventuras para descobrir mais e mais segredos do abismo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Olhos de Gato (Studio Colorido)

Imagem: Studio Colorido

Colorido é outro estúdio interessante, talvez mais conhecido pela antologia de Pokémon: Twilight Wings (ou os vários anúncios de recrutamento viral do McDonalds). Mas um de seus projetos mais recentes e intrigantes é o doce e sobrenatural Olhos de Gato.

O filme segue uma jovem estudante do ensino fundamental chamada Miyo, que se vê incapaz de se conectar com um garoto da escola por quem ela tem sentimentos, Kento, que a rejeita repetidamente. Mas quando um misterioso vendedor de máscaras dá a Miyo uma máscara Noh mágica que a transforma em uma gatinha adorável, a estudante aproveita a oportunidade para se aproximar de Kento.

Você pode assistir Olhos de Gato na Netflix.