Startup de NFT de Tom Brady levantou US$ 170 milhões
A startup de coleções de NFT Autograph, co-fundada pelo superastro da NFL, Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers, anunciou a captação de US$ 170 milhões, algo em torno de R$ 920 milhões em conversão direta, em novos fundos. Os outros co-fundadores da empresa são Richard (co-fundador do Myspace) e Dillon Rosenblatt.
O mercado de NFTs teve seu melhor ano em 2021 e a tendência é de contínuo crescimento. As empresas que estão no ramo estão crescendo e novas startups vão surgindo para aproveitar o bom momento e o aumento de popularidade dos tokens não fungíveis. O OpenSea maior mercado de NFT atualmente possui valor de mercado de US$ 13 bilhões, o que a levou a marca de segunda startup mais valiosa do mundo.
NFTs são tokens digitais com registro de transferência digital, que serve como um certificado de autenticidade. O “não fungível” significa que um NFT não pode ser trocado por outra coisa, como uma criptomoeda, que é “fungível” que pode ser trocado por outra quantia de criptomoeda e que tenha o mesmo valor. Os NFT são colecionáveis, não podem ser reproduzidos, mas podem ser transferidos para outra pessoa.
Brady, que também é casodo com a modelo brasileira Gisele Bundchen, não é o único famoso que está se aventurando no universo dos ativos digitais. A socialite Kim Kardashian e o ex-pugilista Floyd Mayweather também estão se arriscando nesse universo que ganha cada vez mais adeptos e se viram no meio de uma enorme polêmica. Há algumas semanas, ambos foram processados por fraude, acusados de inflacionar artificialmente o valor da criptomoeda Ethereum Max.
Kardashian é acusada de utilizar suas redes sociais para promover o ativo digital e aumentar seu preço, enquanto Mayweather é acusado de exigir o pagamento dos ingressos de sua luta de exibição com o youtuber americano Logan Paul em Ethereum Max, para aumentar os volumes de negociações da moeda consideravelmente, o que também acabou elevando o preço de forma não natural.
O caso do processo de fraude aumenta o sentimento de que famosos não entendem sobre os ativos digitais que acabam promovendo e acabam gerando muita desconfiança nas pessoas que não entendem muito sobre o assunto.