Tecnologia

Startup dos EUA faz 1ª chamada 5G via satélite usando celular comum

Empresa usou um Samsung Galaxy S22 sem modificações, e fez uma chamada via WhatsApp. Veja mais sobre o feito
Imagem: AST SpaceMobile/Reprodução

A americana AST SpaceMobile, especializada na fabricação de satélites, realizou a primeira chamada 5G via satélite com um smartphone comum. De acordo com um comunicado da startup, o telefone usado da ligação histórica foi um Samsung Galaxy S22 sem nenhuma modificação.

Uma engenheira no Havaí conseguiu se comunicar com sucesso com um colega baseado na Espanha no dia 8 de setembro usando a infraestrutura da AT&T e o satélite de testes BlueWalker 3, de propriedade da própria AST SpaceMobile.

“Fazer as primeiras conexões de banda larga celular 5G bem-sucedidas do espaço diretamente para telefones celulares é mais um avanço significativo nas telecomunicações em que a AST SpaceMobile foi pioneira”, afirmou Abel Avellan, CEO e presidente da startup.

Como é possível observar no vídeo abaixo, a chamada aconteceu via WhatsApp, um dos apps queridinhos dos brasileiros. A ligação foi originada de um local remoto em Maui, a segunda maior ilha do arquipélago havaiano.

A startup já faz testes parecidos desde abril desde ano, quando conseguiu realizar a primeira chamada via satélite, mas na ocasião utilizou a tecnologia de conectividade 4G.

Os experimentos do primeiro semestre serviram para provar que era, sim, possível realizar chamadas por satélite com aparelhos convencionais.

“Estamos mais confiantes do que nunca de que a banda larga celular baseada no espaço pode ajudar a transformar a conectividade da Internet em todo o mundo, preenchendo lacunas e conectando os desconectados”

Um dos principais objetivos da organização é construir sua própria constelação de satélites de baixa órbita, de forma semelhante à Starlink, do bilionário Elon Musk. O desenvolvimento da tecnologia visa corrigir as lacunas dos sistemas de telecomunicações em todo o planeta, oferecendo conexão estável até mesmo em locais remotos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas