Se você usa serviços de streaming de música, deve entender as dificuldades de descobrir novos artistas e bandas que combinem com seu gosto musical. Diversas vezes, as plataformas recomendam cantores e músicas que não têm nada a ver com seu estilo, o que acaba te forçando a continuar ouvindo sempre as mesmas coisas. Parece que este cenário está com os dias contados. A Magroove é uma startup que promete ajudar os usuários de serviços de streaming a descobrirem novas músicas por meio de um sistema de inteligência artificial (IA).
Para usar a Magroove e ver do que a IA é capaz de fazer, é bem simples. O usuário precisa apenas logar no aplicativo e selecionar um artista ou álbum que esteja de acordo com seu gosto musical. A partir disso, a inteligência artificial irá mostrar algumas recomendações baseadas no gosto musical do usuário. Cada sugestão do aplicativo pode ser ouvida por até trinta segundos, e, a cada nova faixa, o usuário pode se manifestar dando um like no que gostar e deslike no que não lhe agradar.
Caso o usuário curta a nova descoberta, ele pode selecionar a opção “ouvir música completa”. A Magroove pedirá para que ele escolher o serviço de streaming de música favorito, seja ele Deezer, Spotify, SoudCloud ou Apple Music, que será redirecionado para ouvir a música até o final. A lista de descobertas também pode ser transformada em uma playlist no streaming da preferência do usuário.
O serviço oferecido pela Magroove não ajuda apenas os consumidores de música, mas também os artistas, buscando descomplicar os tramites burocráticos , que grande parte das pessoas do ramo não possuem afinidade. A plataforma também aumenta o alcance de artistas independentes colocando-os em suas recomendações. Em outros casos eles não teriam tanto espaço, uma vez que os serviços de transmissão de mídia convencionais tendem a recomendar artistas que já estão no mainstream.
A empresa é uma das selecionadas do programa de aceleração de startups da Samsung, o Creative Startups, que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores e criativos, que, em muitos casos, só precisam de um empurrãozinho para atingir o sucesso.
“A parceria com a Samsung é muito importante para a nossa jornada como empresa, pois nos deu a oportunidade de recomeçar o aplicativo de recomendação de música por inteligência artificial para colocá-lo no mercado. Conversamos com a equipe técnica, colocamos em perspectiva as nossas escolhas e pudemos rever o que já havíamos feito no passado para trazer o serviço à atualidade com novos recursos tecnológicos”, afirmou Vítor Cunha, CEO & Co-Founder da Magroove.
Cunha ainda declarou que hoje, cerca de 150 mil artistas já estão cadastrados na plataforma e a iniciativa registra uma média de mil usuários mensais.