Muitas pessoas sonham em ser grandes artistas reconhecidos e ganhar milhões na indústria da música. No entanto, nem todo mundo possui criatividade para compor músicas de sucesso e ou talento musical para emplacar no mundo da música. Mas nem tudo está perdido, tudo isso pode ser contornado graças a uma inteligência artificial que pode alavancar sua carreira musical.

O Boomy é um site e aplicativo que utiliza inteligência artificial para ajudar usuários a comporem suas próprias músicas. O sistema é capaz de compor uma canção em até 30 segundos. Para isso, o usuário só precisa escolher entre os gêneros musicais disponíveis e clicar em “criar música” para a mágica acontecer.

O trabalho pesado é todo feito pelo software, que escolhe o tom, a progressão de acordes e a melodia da música. Após a criação, o usuário pode realizar alterações de acordo com suas preferências para melhorar a canção, podendo adicionar vocais e efeitos na música.

O Boomy foi fundado em 2018 e desde então seus usuários já compuseram cerca de cinco milhões de músicas. De acordo com o criador da plataforma, Alex Mitchel, 85% dos usuários nunca haviam composto nenhuma música e durante a pandemia muitos deles puderam complementar sua renda a partir de royalties de composições em serviços de streaming.

O site oferece um recurso que permite que os usuários listem suas composições em serviços de streaming de música como o Spotify, por exemplo, e que recebam 80% dos royalties das músicas, a outra parte fica com o Boomy, que também leva o crédito pela composição da canção.

Para compor sua primeira canção é muito fácil. Basta entrar no site Boomy, se cadastrar criando um perfil, login e senha e depois clicar em “create music” em poucos segundos sua música estará pronta. Tudo isso de forma totalmente gratuita, mas existe a possibilidade de usuários assinarem um pacote premium para ter mais recursos e composições mais elaboradas.