Startup suíça desenvolve robôs patrulheiros que se equilibram em duas rodas
A Ascento, uma startup suíça de robótica, apresentou uma solução inovadora para enfrentar a escassez de profissionais na área de segurança privada: robôs patrulheiros que se equilibram em duas rodas. Seus fundadores são ex-alunos da Universidade ETH Zurich, na Suíça.
Os robôs forem pensados para ter maior facilidade para percorrer grandes distâncias e com diferentes tipos de terrenos. Assim, os “Ascento Guards” se tornam uma solução para monitorar propriedades, incluindo empresas que contam com grandes áreas abertas ou plantas industriais — algo que seria difícil de patrulhar com guardas humanos.
Desde o seu lançamento, no início deste ano, a startup suíça afirma que os robôs já percorreram três mil quilômetros em patrulhas ao ar livre. Além disso, o aplicativo Ascento Guard não apenas melhora suas funcionalidades, mas também se integra aos sistemas de gerenciamento de vídeo existentes.
Principais Características dos Ascento Guards:
- Câmeras térmicas avançadas com infravermelho
- Sistema integrado de alto-falantes e microfone
- Rastreamento por GPS
- Design resiliente permitindo movimento em terrenos diferentes
- Recuperação rápida de quedas e velocidades de até 5km/h
Operando similarmente aos seguranças humanos, os Ascento Guards podem ser alugados por hora. Suas habilidades vão desde, por exemplo, patrulhar estacionamentos e detectar invasores, até conduzir verificações completas de potenciais riscos como inundações e incêndios.
Eles também podem verificar a segurança de portas e janelas. E, no caso de quaisquer incidentes, os robôs notificam rapidamente os operadores humanos, garantindo uma intervenção rápida.
Startup viralizou com vídeos dos robôs
Por outro lado, a popularidade dos robôs pode ser atribuída a vídeos que viralizaram na internet, mostrando as capacidades dos robôs da startup, atraindo mais de um milhão de visualizações. Veja um deles:
Na última terça-feira (12), a Ascento recebeu US$ 4,3 milhões em uma rodada de investimento realizada por grandes nomes da indústria, como Wingman Ventures e Playfair Capital.
Sobre o comprometimento ético, a Ascento ressalta a harmonia entre os robôs e os humanos, evitando, portanto, o contato físico. Inclusive, o posicionamento da startup se alinha ao manifesto da Boston Dynamics, que advoga contra o uso de robôs como armas.
Robôs patrulheiros operando em cenários reais
As empresas com grandes terrenos, como as dos setores de indústria, logística, farmacêutica e de luxo, são os principais clientes da startup suíça, utilizando os robôs em suas propriedades.
Um exemplo da aplicação eficiente dos robôs patrulheiros da startup é a sua implementação em estações ferroviárias da Suíça.
Nesses espaços, os robôs monitoram o estacionamento noturno e, imediatamente, alertam os guardas humanos sobre possíveis emergências. Confira o vídeo:
Além disso, outro exemplo de aplicação é em um campus de uma fábrica do setor farmacêutico, onde esses guardas robóticos fazem patrulhas de perímetro percorrendo 86 km semanalmente.