Ciência

Robôs são treinados por IA para salvar recifes de corais

Técnica até agora foi replicada em laboratório, mas biólogos da Austrália querem colocar os robôs em situações reais até 2025
Imagem: AIMS/Reprodução

Corais são essenciais para a saúde da vida marinha, mas têm sido ameaçados cada vez mais por causa da poluição e das mudanças climáticas. Pensando nisso, cientistas têm treinado uma inteligência artificial para controlar robôs para salvar recifes.

Usar braços robóticos para ajudar a combater a extinção dos corais é a ideia de uma equipe de biólogos na Austrália. Funciona da seguinte forma: os profissionais coletam pequenos fragmentos de corais e cruzam diferentes espécies para melhorar a resposta imunológica deles em relação ao calor e doenças.

Depois, eles implantam esses corais em uma base onde podem crescer. E aí que entram os braços robóticos: são eles que devem ajudar a fazer esse trabalho em grande escala.

A principal vantagem é que enquanto um braço robótico pode enxertar ou colar fragmentos de coral, outro os coloca na base, usando sistemas de visão para tomar decisões sobre como agarrá-la.

“Alguns desses processos na propagação de corais são apenas tarefas repetitivas de escolha e localização e são ideais para automação robótica”, disse à BBC Cathie Page, do Instituto Australiano de Ciências Marinhas (AIMS, na sigla em inglês).

O próximo passo é retirar os robôs do laboratório e colocar para que lidem com situações reais. A expectativa é que isso aconteça nos próximos 18 meses.

IA para treinar os robôs

Os pesquisadores treinaram algoritmos de computador para analisar gravações de áudio subaquáticas e podem detectar padrões que indicam o quão saudável é um recife.

Assim, os braços mecânicos podem escolher melhor os fragmentos de coral e saber como manuseá-los. “Estamos tentando resolver um dos problemas ecológicos mais complexos do planeta”, diz Page.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas