Steam Deck agora tem suporte nativo a Ray Tracing
Uma nova atualização do Steam Deck vai permitir que os jogadores rodem games com o Ray Tracing habilitado. A nova versão do SteamOS conta com o recurso de forma nativa. Antes, os usuários do console portátil precisavam fazer modificações no sistema para usar a funcionalidade.
O dispositivo da Valve chegou para oferecer a possibilidade de os usuários jogarem os games da plataforma em qualquer lugar. Ele ainda não está disponível no mercado brasileiro, mas já faz um relativo sucesso nos locais em que foi lançado. No ano passado, a Valve precisou aumentar produção para atender a demanda.
O ray tracing simula traçados de raios para tornar os efeitos de iluminação mais próximos da realidade nos jogos. A tecnologia já existe há vários anos na indústria do cinema,. Mas, no mundo dos games, ela precisa de muito poder de processamento para funcionar corretamente e manter resolução e taxa de quadros satisfatórias.
Isso acontece porque nos jogos a tecnologia funciona em tempo real através de inteligência artificial, o que exige muito poder de processamento. Na maioria dos casos, isso diminui elementos como resolução e FPS do game. Muitos gamers, principalmente os que jogam em PC, acham o Ray Tracing indispensável, e, de fato, ele pode mudar bastante a experiência com os gráficos.
Vários jogos modernos já possuem suporte ao recurso e, quando a geração atual de consoles chegou, em 2020, uma das grandes novidades foi justamente o Ray Tracing — com máquinas cada vez mais potentes para executar bem as simulações de raios de luz.