Stevie Wonder completa 72 anos: 5 momentos memoráveis ​​na vida do astro pop

Wonder criou sua própria versão de "Happy Birthday", muitas vezes referida como "a música negra de feliz aniversário", para homenagear Martin Luther King Jr. Veja esta e outras passagens do cantor
Stevie Wonder
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Há 72 anos, quando Stevie Wonder nasceu em 13 de maio de 1950 em Saginaw, Michigan, o mundo da música mudou para sempre. Hoje, é difícil lembrar de boas canções sem pensar nele. 

“Quero que minha música encoraje as pessoas a entender que o que o mundo precisa é de positividade, e isso não é algo que acontece por acaso”, disse Wonder à revista “People” em 2005. “É algo com o qual você tem que se comprometer todos os dias, pela maneira como você trata seu próximo.”

Para celebrar o aniversário do artista, relembramos cinco momentos memoráveis ​​na vida deste ícone da música. Se liga só:

1 – O primeiro Grammy

Wonder tem 25 prêmios Grammy em casa –os três primeiros ele ganhou por seu clássico álbum de 1972, “Talking Book”, que incluiu o single número 1 “You Are The Sunshine of My Life”. Ele viria a ganhar o Grammy de maior prestígio, “Álbum do Ano”, três vezes em quatro anos por “Innervisions” de 1973, “Fulfillingness’ First Finale” de 1974 e seu LP duplo, “Songs in the Key of Life” de 1976. Ele está empatado com Frank Sinatra e Paul Simon no recorde de mais prêmios de Álbum do Ano na história do Grammy.

2 – Parceria com Paul

Wonder é “versão Beatles” da música negra, estabelecendo um modelo para todos os homen e mulheres do soul que viriam depois dele, de Luther Vandross a Prince e Alicia Keys. Então, quando se juntou a um beatle original, Paul McCartney, para o hit “Ebony and Ivory” em 1982, foi um encontro significativo para os mundos do R&B e do pop. O single fico imortalizado no “Saturday Night Live” com a esquete com Eddie Murphy e Joe Piscopo.

3 – Homenagem a Martin Luther King Jr. 

Stevie criou sua versão de “Happy Birthday”, muitas vezes chamada de “a música negra de feliz aniversário”, para homenagear Martin Luther King Jr. A música apareceu em seu álbum de 1980, “Hotter Than July”, e foi lançada como single no ano seguinte.

A faixa “Happy Birthday”, de Wonder, deu um hino musical ao movimento para tornar o dia em que Martin Luther King Jr. chegou à Terra em um feriado nacional. Ele continuaria lutando o bom combate, junto com a viúva de King, Coretta Scott King, até o presidente Ronald Reagan assinou um projeto de lei tornando a terceira segunda-feira de janeiro um feriado nacional a partir de 1986.

2 – Stevie Wonder no Super Bowl

Antes de Prince ou Beyoncé, Wonder se apresentou durante o concorridíssimo show do intervalo do Super Bowl em 1999. O jogo colocou o Denver Broncos contra o Atlanta Falcons. (os Broncos venceram por 34-19.) Durante o show, Wonder brilhou ao lado de Gloria Estefan e Big Bad Voodoo Daddy com “You Are the Sunshine of My Life”, “Sir Duke” e “I Wish”.

1 – Apresentação para a rainha

Um rei entre os músicos, Wonder se apresentou no Concerto do Jubileu de Diamante para Rainha Elizabeth 2ª em 2012 com nomes como Paul McCartney, Elton John e Ed Sheeran. E ele adaptou a letra de seu clássico “Isn’t She Lovely” especialmente para a Rainha. Mas em 2018, Wonder se apresentou em homenagem a outra rainha –a rainha do soul, Aretha Franklin– em seu funeral épico.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas