A Capcom está apostando tudo no Street Fighter 6, jogo que dará sequência a aclamada franquia de games de luta da empresa. O foco é dar uma repaginada radical na franquia, que sofreu um enorme golpe com a recepção negativa do último título lançado, o Street Fighter V, e, para isso, um dos principais focos dos desenvolvedores é a jogabilidade.

A ideia é agradar tanto os jogadores que já são fãs e acompanham há anos e também os jogadores iniciantes e que não têm muita familiaridade com games de luta.

A Capcom está preparando dois esquemas de controles para agradar os jogadores: o primeiro será o “clássico”, onde os combos e movimentos especiais serão realizados da mesma maneira que nos jogos antigos — pressionando uma sequência rigorosa de botões para fazer os golpes, como em franquias como The King of Fighters ou Mortal Kombat.

Já o segundo será o “moderno”, que é mais simples, e consiste apenas na utilização de botão direcional — para qualquer lado — somado a um botão de ação para fazer os golpes especiais — facilitando para quem não tem muita familiaridade.

Jogos de luta são casos de ame ou odeie. Normalmente, não há meio termo, ou o jogador é muito bom ou é extremamente ruim — como o jornalista que escreve essa matéria.

A ideia do esquema de controles “modernos” serve para colocar esse público que tem dificuldades de aprender a complexidade dos controles “clássicos” dentro do jogo. Além disso, abre possibilidade de atingir novos públicos que não são entusiastas de jogos de luta, uma vez que será bem mais fácil começar a jogar.

Uma das razões para a mudança dos controles é o surgimento de jogos de luta com controles mais simples, que tem possibilidade de atingir mais gamers, como o Mortal Kombat 11, que subverte a lógica de ter controles super complexos em jogos do gênero.

Jogos de luta não precisam ter um conjunto de controles complexos, porque isso afasta muitos jogadores de games deste gênero. O esforço da Capcom é notável, pois pode trazer muitos novos jogadores para os games de luta em geral. O Street Fighter 6 vai ser lançado em 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.

Veja mais notícias do mundo dos games no Gizmodo Brasil:

Prioridade da DICE em 2022 será recuperar a credibilidade de “Battlefield 2042”

Com saudade de empurrar seus amigos? “Fall Guys” ganha versão gratuita para consoles e PC

Nova PS Plus é oficialmente liberada no Brasil. Confira preços e jogos

Assine a newsletter do Gizmodo