Sumir da internet? Saiba como isso é possível

A internet guarda tudo o que fazemos online, mas será que existe uma forma de sumir da rede? Entenda como
quem deseja sumir da internet deve estar preparado para enfrentar desafios e limitações
Imagem: Unsplash/Reprodução

É possível sumir da internet de vez, pegando todos os seus rastros digitais e se tornando invisível online? Bom, todo mundo tem o direito ao anonimato, e pode exigir do Google, por exemplo, que retire seu nome dos resultados de busca. Mas isso é algo positivo?

A privacidade é uma das razões para reduzir a presença na web. No entanto, de acordo com Daniel López, co-fundador da Youforget.me, uma plataforma que protege os dados pessoais na internet, não ter presença online pode gerar desconfiança.

Em entrevista ao El País, López recomenda ter informações que mostrem o perfil e a identidade digital de cada um.

Outra razão é o trabalho. Informações que possam prejudicar a carreira ou a reputação de alguém podem ser mudadas, ou escondidas. Por exemplo, os políticos podem modificar o que disseram no passado. No entanto, isso pode ser considerado uma forma de manipulação ou censura.

Na Europa, há leis que garantem o direito ao esquecimento e à proteção de dados. Mas essas leis não se aplicam a figuras públicas, devido à liberdade de informação. Isso gera um debate sobre o limite entre a privacidade e a informação.

É quase impossível apagar todas as informações pessoais da internet. Afinal, existem áreas que não podem ser monitoradas, como a dark web. Além disso, alguns sites podem não autorizar a exclusão de dados.

Reduzindo a presença online

A forma mais simples de reduzir a presença na rede é deletar as contas que não usa mais. O site JustDelete.me mostra como fazer isso em vários sites e indica o nível de dificuldade com um sinal de trânsito. As redes sociais são as que guardam mais informações pessoais e devem ser apagadas por completo.

Um grande problema é que as informações online nunca somem e revelam muito sobre o usuário. Se os serviços não responderem ou se recusarem a excluir os dados, pode-se pedir aos buscadores que removam o nome dos resultados. Porém, isso não resolve tudo, pois as fotos, vídeos e outros rastros ainda ficam nos servidores das empresas.

Em conclusão, é possível sumir da internet, mas não é fácil nem garantido. Existem ferramentas e serviços que podem ajudar a remover ou ocultar informações pessoais online, mas eles não são infalíveis e podem ter custos financeiros ou legais.

Além disso, a internet é um espaço dinâmico e em constante mudança, o que significa que novos dados podem surgir a qualquer momento. Portanto, quem deseja sumir da internet deve estar preparado para enfrentar desafios e limitações, e ter consciência dos riscos e consequências de suas ações.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas