Super Guppy, conheça o avião da NASA que voou com peças do Artemis 1
Para montar o gigantesco foguete da missão Artemis 1, a NASA precisou contar com uma infraestrutura especial de transporte de cargas — por terra e por ar –, incluindo o avião cargueiro “Super Guppy”.
O avião “cabeçudinho” foi projetado para carregar e descarregar grandes peças de hardware e outras cargas de grandes dimensões – algo que seria impossível em outras aeronaves de carga.
Como a NASA possui fornecedores por todos os Estados Unidos, assim como em outros países, nem sempre é possível transportar componentes de foguetes e espaçonaves por estradas ou ferrovias.
De acordo com a agência espacial, o Super Guppy é único por incluir um nariz articulado que pode abrir lateralmente em até 110 graus. Isso permite aos engenheiros da agência ter acesso a uma imensa área de carga, com 7,6 metros de altura, 7,6 metros de largura, e 33,8 metros de comprimento. O avião pode transportar peças com até 20 toneladas.
No total, o Super Guppy tem 43,6 metros de comprimento, 14,2 metros de altura e 47,6 metros de envergadura. Ele voa com 4 turboélices e uma tripulação de quatro pessoas.
A NASA afirma que, apesar de outros aviões transportarem cargas mais pesadas, poucas delas chegam perto das dimensões internas do Super Guppy. Além disso, a descarga das peças requer menos equipamentos de manuseio e de descarga em solo.
Super Guppy também transportou a espaçonave Orion
Durante o desenvolvimento da missão Artemis 1, a carga mais pesada transportada pelo Super Guppy foi a espaçonave Orion – construída pela empresa privada Lockheed Martin. Além disso, o avião cargueiro transportou escudos térmicos, peças do foguete SLS (sigla em inglês para “Sistema de Lançamento Espacial”), bem como ferramentas especializadas.
No início deste mês, o avião da NASA foi utilizado para transportar uma peça de 5,5 metros de diâmetro e 1,5 metros de altura. O hardware é idêntico ao que está instalado na Artemis 1, conectando o estágio de propulsão à espaçonave Orion. A peça foi utilizada para realizar testes para ajudar a preparar o lançamento do foguete – previsto para o próximo dia 29 de agosto.
A NASA utiliza aeronaves Super Guppy desde a década de 1960. O projeto foi desenhado especificamente para a agência – pela hoje extinta Aero Spacelines. Na época, a NASA estava tendo problemas logísticos para transportar peças do Saturno V, foguete utilizado durante o programa Apollo.
Apenas quatro aviões Guppy foram fabricados até hoje. A aeronave atual foi construída no início dos anos 1980 para a Airbus. Posteriormente, o avião foi adquirido pela NASA, em 1997. Além da Artemis 1, o avião também transportou caças experimentais, bem como módulos da ISS (Estação Espacial Internacional).